Sesi-DF conquista seis prêmios no torneio regional de robótica

Trofeu da FLL temporada Replay 2020 2021 Foto Bruno FrauzinoSesi DF 15.5.2021O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) conquistou seis prêmios na etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge. A competição ocorreu de forma remota na sexta-feira e no sábado, 14 e 15 de maio, com transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento pelo YouTube.

A equipe Lego Field, do Sesi Gama, foi a campeã do torneio, com o primeiro lugar na categoria principal (Champion’s Award). Os alunos levaram para o torneio um projeto que busca garantir conforto e segurança a gestantes durante a prática de atividades físicas. A Albatroid, do Sesi Taguatinga, levou a terceira colocação.

O tema desta temporada foi RePLAY e o objetivo era incentivar a prática de atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde das pessoas. Na categoria Projeto de Inovação, os dois lugares do pódio foram, respectivamente, para as equipes Bono e Bisc8, do Sesi Sobradinho. 

A ideia apresentada pela equipe Bono foi de um acessório que possibilita que crianças e adolescentes que utilizam cadeiras de rodas pratiquem futsal e futebol em aulas de educação física. Já a Bisc8 apostou em um aparelho que pode ser acoplado à cadeira de rodas para possibilitar a execução de exercícios com faixas elásticas de forma autônoma e segura. A técnica das duas equipes, Kamila Sousa, levou o Prêmio Melhor Técnico/Mentor.

Já no quesito Design do Robô, os estudantes da Lego of Olympus, do Sesi Gama, ficaram em primeiro lugar ao desenvolverem um robô mecanicamente sólido, durável, eficiente e com capacidade para realizar as missões propostas no desafio.

Seis equipes representaram o Sesi-DF no torneio: Lego Field e Lego of Olympus, do Sesi Gama; Bisc8 e Bono, do Sesi Sobradinho, e Albageek e Albatroid, do Sesi Taguatinga. Pelo desempenho na disputa, Albatroid, Lego Field e Lego of Olympus estão entre as quatro classificadas para a etapa nacional, que ocorrerá em 26 de junho e contará com 72 equipes. Bono e Bisc8 ficaram entre as quatro suplentes.

Torneio regional reuniu 154 estudantes

Das 28 equipes inscritas para o torneio regional, 23 participaram da competição, que envolveu 154 alunos, 32 técnicos e 30 juízes. Times do DF, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás apresentaram seus trabalhos em dois dias de disputas.

Nesta temporada, devido à pandemia da covid-19, o principal ambiente de avaliação foi a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes ocorreram em tempo real, pela plataforma Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos juízes. 

Os participantes foram avaliados em quatro quesitos: desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô, core values (valores fundamentais e trabalho em equipe) e projeto de inovação. 

Ao todo, foram 15 troféus para as equipes vencedoras e, para o Prêmio Melhor Técnico/Mentor, um tapete da temporada (veja lista completa no fim da matéria). Todos os participantes recebem medalhas e certificados de participação. 

No YouTube, as cerimônias de abertura e de encerramento, apresentadas pelo tradicional animador de torneios de robótica, Tio Mateus, reuniram 841 espectadores simultâneos e renderam 16 mil comentários no chat ao vivo. “Nada do que acontece remotamente pode se equiparar ao seu similar presencial, quanto mais um torneio de robótica, que tem um calor humano muito grande. Mas a receptividade dos alunos aos eventos que promovemos remotamente foi fantástica”, destacou a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa. 

numeros regional df 2020 2021 replay

Também presente no encerramento, o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, agradeceu a participação de todas as equipes. “Queremos contribuir de maneira importante na formação destes jovens, de forma que eles ajudem a construir um mundo melhor.” 

A importância de torneios como esse também fez parte da fala do representante do Departamento Nacional do Sesi no evento, Marcos Sousa, que trouxe números de todas as competições desta temporada pelo País. No Brasil, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e nacional dos torneios da First Lego League. 

“Tivemos 17 eventos. O pontapé foi em Santa Catarina e hoje, com o DF e o Amazonas, encerramos a temporada. Foram mais de 420 equipes e quase 2,6 mil jovens, sendo que, desses, mais de 1,2 mil são meninas”, disse Marcos Sousa. “A gente precisou adotar uma nova operação para o torneio, porque estamos vivendo uma pandemia. Ficam nossos agradecimentos a todas as equipes que nos abraçaram.” 

Incentivo

Entre os participantes da cerimônia de encerramento estava Eduardo Lagares. Brasiliense, ele mora no Japão desde 2018 e trabalha na organização dos jogos olímpicos. “Vocês, estudantes, e eu temos um ponto em comum: trabalhamos em projetos que visam inspirar as pessoas a praticarem mais esportes e a terem uma vida melhor. O tema do torneio está diretamente ligado a soluções que podem ajudar pessoas a terem melhor qualidade de vida e essa é uma iniciativa importante”, disse, em vídeo. 

“Robôs ainda não competem em olimpíadas, mas sabemos que o Japão é o país da robótica. Na Olimpíada, haverá robôs que atuarão principalmente no suporte aos espectadores nas arenas esportivas levando produtos comprados remotamente por aplicativo por pessoas com problemas de acessibilidade e fornecendo informações em diversas línguas”, exemplificou. 

Técnico da equipe AC/DC/EG, vencedora do regional de São Paulo, José Reginaldo Pereira também esteve no encerramento da competição e deixou um recado aos alunos: “Aqueles que forem para a etapa nacional têm de ter a noção de que estarão honrando todas as equipes, que venceram as dificuldades para fazer o regional do DF. A minha equipe ficou seis anos participando dos regionais sem receber nenhuma premiação; nós insistimos, não desistimos. O regional não existe somente com as equipes que recebem os prêmios, mas com todas”. 

A próxima temporada — 2021/2022 — terá como tema Cargo Connect. O lançamento e os detalhes serão apresentados no segundo semestre deste ano. 

Veja as equipes vencedoras da etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge, temporada 2020/2021 – RePLAY:

Champion’s Award
1º lugar: Lego Field (DF)
2º lugar: Megamentes (MS)
3º lugar: Albatroid (DF)

Core Values
1º lugar: Young Creators (MT)
2º lugar: Alphadroid's (MS)

Projeto de Inovação
1º lugar: Bono (DF)
2º lugar: Bisc8 (DF)

 Design do Robô
1º lugar: Lego of Olympus (DF)
2º lugar: Brotherhood (MT)

Desempenho do Robô
1º lugar: Brother Creators (MT)
2º lugar: Megamentes (MS)

Prêmio Melhor Técnico/Mentor
1º lugar: Kamila Sousa (equipes Bono e Bisc8 – DF)
 
Prêmio Descoberta
1º lugar: Mechanic Pros (GO)
 
Prêmio Estrela Iniciante
Eagle Eye (DF) e Robot Gems (DF)
 
Prêmio dos Juízes
Caio Henrique Pizzi (Alphadroid’s – MS)
 
Equipes classificadas para a etapa nacional
Lego Field (DF)
Megamentes (MS)
Albatroid (DF)
Lego of Olympus (DF)
 
Equipes suplentes para a etapa nacional
Bono (DF)
Young Creators (MT)
Bisc8 (DF)
Brotherhood (MT)
 
Veja a galeria de fotos:
Sesi-DF conquista seis prêmios no torneio regional de robótica
 
Texto: Samira Pádua
Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2