Estudantes iniciam aulas do Centro de Excelência em Esporte
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 30 Setembro 2021 14:39
Depois de duas semanas de avaliações físicas, tiveram início na segunda-feira, 27 de setembro, as aulas do Centro de Excelência em Esporte, no Sesi Taguatinga. O projeto é um convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e tem o objetivo de atender 1,5 mil crianças e adolescentes, preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF, com idades de nove a 15 anos.
Pelo projeto, são ofertadas atividades físicas de formação esportiva nas modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. Entre os objetivos da iniciativa estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar. A seleção do Sesi-DF para a gestão do projeto ocorreu por meio de chamamento público.
De 13 a 24 de setembro, os matriculados passaram por testes. “Fizemos a avaliação de cada um deles, com informações como peso, altura, coordenação e agilidade. Esse mapeamento serviu de referência para o início das aulas e nos ajudará em um segundo momento, com a análise do desempenho dos alunos”, explica o coordenador de Promoção da Saúde do Sesi-DF, Robson Feitosa.
Um dos participantes do projeto é Gabriel Freitas de Sousa, de 12 anos (foto acima). Aluno do Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II, ele aguardava nesta quarta-feira, 29 de setembro, no pátio do Sesi Taguatinga, o início do segundo dia de aula. “Nos primeiros dias, a gente fez avaliação; agora, já estamos nos treinos, começando a jogar. Estou achando muito bom!”, disse o jovem, que pratica futebol.
Ele estava acompanhado da mãe, Ancarla Freitas da Silva, de 38 anos, que destacou a importância da atividade física para o desenvolvimento do filho. “Acho importante para que ele se mantenha mais ativo, tenha mais disposição. Soube do projeto pelas redes sociais e estou achando ótimo”.
Enquanto Gabriel treina no campo, Mateus Santos de Brito (foto abaixo), de 13 anos, desenvolve habilidades na piscina. Aluno de escola particular, ele também é um dos participantes do projeto. “Eu já queria colocá-lo em aula de natação, quando soube do programa pela irmã do meu cunhado. Entrei no site e fiz a inscrição; é a primeira vez que ele está fazendo a modalidade e está muito ansioso para começar”, contou a mãe de Mateus, Keila Cristina Moreira, de 42 anos, na segunda-feira, 27 de setembro, minutos antes do primeiro dia de aula do filho.
Inscrições abertas
Ainda há vagas para as modalidades de futebol, futsal, futevôlei e voleibol. Apesar da possibilidade de inscrição de alunos da rede privada de educação, a prioridade das vagas é para os estudantes das escolas públicas.
Para se inscrever, o responsável pelo aluno precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com os seguintes dados:
- CPF do aluno
- CPF da mãe do aluno
- CPF do responsável pelo aluno, caso não seja a mãe
- Data de nascimento
- Endereço com CEP
- E-mail do responsável
- Telefone para contato
Para a inscrição, será necessário anexar no formulário uma foto ou uma cópia legível de documento que mostre o CPF da mãe ou do responsável pelo aluno, como a Carteira de Habilitação, o RG ou o CPF. Ao finalizar cadastro, o sistema apresentará um comprovante de que a inscrição foi feita com sucesso.
A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas. Nesse momento, será preciso assinar um termo que informa que o aluno está apto para a prática de atividades físicas e apresentar:
- Comprovante de escolaridade do aluno
- Cópia do CPF e do RG do aluno
- Cópia do CPF e do RG do responsável
- Cópia de comprovante de residência
- 1 foto 3x4 do aluno