Semifinalistas do Sesi Música participam de oficinas de expressão corporal e de técnica vocal

Igor Santarém Souza 15 anos aluno da 1º série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama 4 FotoMoacirEvangelista30112021“Cantar é olhar para dentro”, disse a professora de canto Wilzy Carioca aos semifinalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). “Na música, é preciso ter autoconhecimento em relação ao que se é como intérprete, ao que se quer passar de identidade e aos próprios recursos vocais”, explicou.

Com 45 anos de carreira, Wilzy, que também é preparadora de corais, cantora e regente, ministrou nessa terça-feira, 30 de novembro, uma oficina de técnica vocal para o canto aos participantes do concurso. Em um dos exercícios propostos, cada um pôde testar tonalidades e, com a ajuda da professora e de um teclado, encontrar as notas mais confortáveis para seguir.

Para o estudante da 1ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama Igor Santarém Souza (foto à esquerda), de 15 anos, atividades como essa contribuem com a preparação para as apresentações. “Eu nunca tive aulas de canto, sempre aprendi em casa. Ter aula com uma pessoa experiente pode nos ajudar muito”, contou o jovem, que apresentará uma canção inédita.

Anderson Reis 43 anos brigadista do Sesi Taguatinga FotoMoacirEvangelista30112021 2Além de exercícios vocais, os concorrentes liberaram as tensões em uma oficina de expressão corporal com o mímico e ator Miqueias Paz. Ele explicou que o corpo humano não deve ser visto de forma dissociada. “Quando as pessoas pretendem cantar, elas não cantam só com a voz; uma voz maravilhosa, mas sem a participação corporal, é apenas uma voz maravilhosa. A ideia é que as pessoas vivam, sintam e interpretem”, destacou.

“A emoção é fundamental em qualquer coisa que a gente vá fazer, mas a diferença está no controle. Na oficina, buscamos fazer com que a emoção permaneça, porque ela é fundamental, mas não pode te fazer perder a capacidade de concentração”, completou. Entre dinâmicas de grupo, Miqueias reforçava sobre a importância do olhar, do autocontrole, de ter foco e de interagir com a plateia.

Estreante na competição e participante das oficinas, o brigadista do Sesi Taguatinga Anderson Reis (foto à direita), de 43 anos, levará uma música autoral para o palco. “Uma vez que você vai apresentar para várias pessoas, existe um nervosismo natural, então, essas oficinas agregam muito. Muitas vezes, a gente fala mais com o corpo do que com a própria voz”, disse o amante de sertanejo e de música popular brasileira.

O dia de atividades também contou com uma dinâmica de aquecimento com o técnico em lazer do Sesi-DF Silvano Fernandes.

Talentos da indústria

O Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria é voltado a todos os gêneros e estilos da música brasileira. São três categorias para músicas que não são inéditas, divididas de acordo com o perfil do público participante, e outra categoria exclusiva para composições inéditas, em que todos concorrem entre si.

Puderam se inscrever trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também estavam aptos a concorrer.

Alana Dias 38 anos técnica de sistemas de água da Caesb FotoMoacirEvangelista30112021 1Veterana no festival, que ocorre desde 2008, Alana Dias, de 38 anos, é técnica de sistemas de água da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e se apresentará na categoria industriário. “Eu não canto profissionalmente e a iniciativa do Sesi veio como um presente para a gente que trabalha na indústria e tem nossos talentos. É um reconhecimento para o trabalhador, uma forma de valorização”, acredita.

Apesar de já ter sido vencedora em edição anterior, ela conta que o prêmio é a menor das preocupações: “Quando eu estou no palco, eu acredito que eu faço uma parte de mim que eu não tenho a oportunidade de fazer nas outras esferas da minha vida. É algo especial, um momento mágico”.

Apresentações das fases semifinal e final

Todos os selecionados para a fase semifinal se apresentarão no auditório do Sesi Saúde Central Park, em evento para convidados, nos dias 9 e 10 de dezembro, de acordo com o grupo em que foram inseridos por categoria. A fase final será em 11 de dezembro. Nos dias 4 e 11 ocorrerão ensaios.

O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um pacote turístico para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet; em terceiro, um violão elétrico. Todos os candidatos classificados para a fase semifinal receberão certificados de participação.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2