Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos ao Sesi Taguatinga
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 14 Julho 2022 12:26
De Felix Mendelssohn a Raul Seixas, com passagem pelo espaço com o tema de Guerra nas Estrelas, de autoria de John Williams. Este foi o repertório apresentado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro na noite de 12 de julho, na sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizada na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).
O concerto, gratuito, integra a programação do projeto Clássicos nas Cidades. “Todas as manifestações musicais têm seus clássicos. No projeto, a gente inclui uma música do repertório clássico universal e depois nós apresentamos clássicos de diversas variedades, como Eduardo e Mônica, um clássico do rock brasiliense, e Aquarela do Brasil, que é um samba clássico”, explica o maestro titular da orquestra, Claudio Cohen.
Rosilene Rosa, de 49 anos, é professora da rede pública e foi um dos espectadores. Ela levou a filha para assistir ao espetáculo, acompanhada dos padrinhos da jovem. “A cultura em forma de música contribui para a plasticidade mental da criança, além de expandir a vida, o coração e a alma. Música é vida!”, disse, após a apresentação.
Filha de Rosilene, Helena Rosa, de 10 anos, estuda clarinete na Escola de Música de Brasília e contou ter sentado na segunda fileira do teatro para acompanhar a apresentação. “Eu achei bonito e gostei. Muito legal”, diz, ao explicar que seus instrumentos preferidos são, além do clarinete, a harpa e o violoncelo. Quatrocentas e vinte e cinco pessoas assistiram ao concerto, que teve cerca de 1h20 de duração.
Sesi-DF Cultural 2022
O show da orquestra também foi uma apresentação especial para o projeto Sesi-DF Cultural 2022, que promove gratuitamente espetáculos de teatro, dança e música de artistas locais e nacionais. Nesta temporada, são 85 atividades gratuitas até novembro, divididas em três momentos: Quartas Cênicas, Quintas Musicais e Sextas Culturais. “Nossa ideia com o projeto é gerar conhecimento e estimular a diversidade com as mais variadas formas de promover cultura”, destaca o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.
A agenda dos espetáculos está no site www.sesidfcultural.org.br, que é atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesi-DF no Instagram no Facebook.
Aulas de música no Sesi-DF
O Sesi-DF oferece formação cultural para alunos das escolas da rede no Gama e em Taguatinga e para a comunidade em geral. No Sesi Gama, há turmas de musicalização/prática de banda, teclado e violão. Já no Sesi Taguatinga, canto coral, formação de orquestra, teclado e violão. Para se inscrever, o interessado precisar ter no mínimo 9 anos de idade e os cursos são nos níveis iniciante, intermediário e avançado.
As aulas podem ocorrer duas ou três por semana, cada uma delas com duração de 50 minutos. No caso da formação de orquestra, são três aulas consecutivas em um só dia da semana.
Os valores das mensalidades variam de acordo com a formação cultural desejada. Há desconto para trabalhadores da indústria e dependentes, para funcionários de empresas conveniadas ao Sesi-DF e para empregados das instituições da indústria no DF (Fibra, Sesi-DF, Senai-DF e IEL-DF).
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.