Albatroid representará o Sesi-DF no Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 26 Fevereiro 2024 10:30
Próxima parada: etapa nacional. Depois de conquistar o segundo lugar da premiação principal — Champion’s Award — da etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, a equipe Albatroid está pronta para mais um desafio: representar o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) no torneio nacional, uma das competições do Festival Sesi de Educação 2024, a ser realizado de 28 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
O torneio integra as competições da organização norte-americana First — que promove o interesse de crianças e jovens de várias partes do mundo nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O grande tema da temporada 2023/2024 é First in Show, que exige também muita criatividade para explorar o mundo das artes. Na competição FLL Challenge, o subtema é Masterpiece. As equipes vencedoras do nacional poderão disputar torneios internacionais.
As equipes, formadas por estudantes de 9 a 15 anos liderados por dois técnicos adultos, competem em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e core values.
A Albatroid é formada pelos alunos do Sesi Taguatinga Ana Clara Silva, Ana Nascimento, Dóris Emily Azevedo, Filipe William Cavalcante, Gustavo Rafah Souto, Isa Dora Campos e Júlia Miranda, que têm o apoio do professor de Educação Tecnológica e de Educação Física André Mota, técnico titular do grupo, e do professor de Filosofia e Projetos Interdisciplinares João Mateus Alves, suplente.
Entenda a disputa
No desafio do robô, os grupos participam de rounds de dois minutos e meio em que devem cumprir uma série de missões em uma arena temática e somar o máximo de pontos com robôs autônomos elaborados e programados por eles com a tecnologia Lego Mindstorms. Nas missões, cheias de cores e elementos visuais, os robôs deverão ativar alguma tecnologia que potencialize a experiência com um tipo de arte. Os acionamentos múltiplos exigem dos estudantes estratégias além de construir o mecanismo.
Já no quesito design do robô, são avaliados, entre outras coisas, o processo de criação do robô pela equipe e os testes de código de programação. Desde o torneio regional, a Albatroid vem aperfeiçoando técnicas para a disputa da mesa, na busca por mais um troféu. “Nossa programação está bem completa, nós inovamos e estamos nos preparando para entrar para a história da equipe nesta temporada”, promete o estudante Filipe William Cavalcante, de 14 anos.
Quanto ao projeto de inovação, nesta temporada as equipes foram desafiadas a explorar o uso da tecnologia e das artes para ajudar outras pessoas a participar de atividades que amam fazer. A proposta dessa categoria é que os times pesquisem uma problemática real e apresentem uma solução. A Albatroid desenvolveu o projeto SurdoMusic: uma pulseira para pessoas surdas que, ao ser conectada por bluetooth a um aparelho celular, converte o som em vibração e proporciona uma experiência musical inclusiva. “Nas pesquisas, a gente viu que havia outras soluções, mas que eram para shows. Então, pensamos em fazer esta pulseira, que é mais prática e mais acessível para o dia a dia”, explica Ana Clara Silva, de 13 anos.
Por fim, nos core values (valores fundamentais), os juízes observam se a equipe explorou novas habilidades e ideias, utilizou criatividade e persistência para solucionar problemas, aplicou o que aprendeu para melhorar o mundo, demonstrou respeito e acolheu as diferenças, trabalhou em equipe durante toda a jornada e se divertiu e celebrou as conquistas.
Festival Sesi de Educação 2024
O Festival Sesi de Educação 2024 é organizado pelo Departamento Nacional do Sesi e ocorrerá de 28 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Além do Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge, haverá os Torneios First Robotics Competition (FRC) e First Tech Challenge (FTC) e o Torneio Sesi F1 in Schools.
Além da Albatroid na competição FLL Challenge, o Sesi-DF terá representantes na FRC (equipe Robot’s District) e na F1 in Schools (equipes Axis, Hárpia e Lobo Canindé).
O evento é aberto para a visitação do público de 29 de fevereiro a 2 de março, das 9 às 18 horas, com entrada permitida até as 17 horas. O festival também integra a programação do Inspira Brasília — movimento que tem o objetivo de divulgar produtos, serviços, atrações e eventos que representam a diversidade econômica e cultural da capital do País.