Lego of Olympus é vice-campeã em torneio de robótica nos EUA
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 18 Julho 2019 12:02

A Lego of Olympus, equipe de robótica da escola do Gama do Serviço Social da Indústria (Sesi), foi a vice-campeã do Torneio de West Virginia, disputado em Fairmont, nos Estados Unidos, de 12 a 14 de julho. Competiram 62 equipes de 11 países. A Gametech, do Sesi Canaã, de Goiânia (GO), foi a campeã e ficou em segundo lugar no Desafio do Robô. Também brasileira, a TecnoRob, do Sesi-SC, conseguiu o segundo lugar na categoria Design do Robô.
Os alunos do Sesi Gama tiveram a segunda maior pontuação na categoria principal do torneio, a Champion´s Award, na qual os juízes avaliam o conjunto do projeto apresentado. São observados a qualidade do design do robô e do projeto de pesquisa e os core values, que medem o equilíbrio de participação de cada integrante no projeto e os valores éticos do time.
É a segunda vez que uma equipe do Sesi-DF é vice-campeã de um torneio internacional de robótica da First Lego League (FLL). Em 2017, a Legofield, também do Sesi Gama, foi a segunda colocada no Champion´s Award do Aberto Europeu de Robótica, em Bath, no Reino Unido.
Na temporada 2018/2019, o tema proposto pela FLL foi Into Orbit (Em Órbita). Competidores de mais de 80 países precisaram elaborar soluções para reduzir problemas enfrentados por astronautas em viagens espaciais. A Lego of Olympus buscou melhorar as condições de sono desses profissionais, criando o protótipo de um colchão que, com aquecimento e vibração, aumenta o grau de relaxamento e faz o astronauta pegar no sono com maior facilidade. A equipe é composta pelos alunos Cauã da Fonseca, Hellen Santos, Isadora Marinho, Lauany Araújo, Luan Melo, Marcus Okubo e Vitor Azeredo e pelos técnicos Alberto Roquete e Tereza Ribeiro.
O protótipo tem embasamento teórico, adquirido em pesquisas e no contato com especialistas de diversas áreas. Todo o processo de pesquisa, desde a identificação do problema até as soluções pensadas antes de se chegar ao produto, foi registrado em diversos documentos, também avaliados. A qualidade do material e a apresentação feita aos juízes levaram a Lego of Olympus a ser escolhida para repetir as explicações ao público, em inglês, na cerimônia de encerramento do torneio, no domingo (14).
Para o professor de Robótica do Sesi-DF Alberto Roquete, técnico do time, o espírito de trabalho coletivo e a autonomia dos alunos foram fundamentais para a conquista. “A equipe teve maturidade e desenvolveu o trabalho de forma profissional e organizada desde julho de 2018, quando o projeto foi iniciado. Isso permitiu que eles absorvessem os retornos que tiveram dos juízes nas etapas regional e nacional, aperfeiçoando o projeto constantemente, e que estivessem qualificados para este resultado internacional.” No torneio nacional, em março, no Rio de Janeiro, a Lego of Olympus foi premiada pelo melhor trabalho em equipe e se classificou para a etapa internacional.
Desafio do Robô
Na disputa dos robôs, construídos com peças de Lego e programados pelos estudantes para cumprir missões em mesas que simulavam a realidade do espaço, a Lego of Olympus marcou 210 pontos e ficou em 12º lugar. A vitoriosa nesse desafio foi a equipe colombiana Starlords, que marcou 326 pontos, seguida pela goiana Gametech, com 314.
A viagem da equipe do Sesi-DF para a competição nos Estados Unidos teve patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). A delegação retornará ao Brasil na quarta-feira (17).
Torneios internacionais
Além da Lego of Olympus, o Sesi-DF enviou duas equipes a torneios internacionais na temporada Into Orbit da FLL. As vagas foram conquistadas no Festival Sesi de Robótica, em março, no Rio de Janeiro.
A Albatroid, do Sesi Taguatinga, competiu em Sydney, na Austrália, de 4 a 7 de julho, no Aberto da Ásia. Conquistou o primeiro lugar na categoria Estratégia e Inovação e o segundo no Desafio do Robô.