Velocidade na pista: conheça as equipes do Sesi-DF no desafio F1 in Schools
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 16:54
“Get set... go!” A mensagem, que em tradução livre significa “Preparar... já!”, antecede o momento do disparo de miniaturas de carros de corrida produzidas por estudantes. É o Torneio Sesi F1 in Schools. A competição faz parte do Festival Sesi de Educação 2024, que ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março.
Na disputa, 51 escuderias de diversas unidades da Federação acelerarão réplicas de carros oficiais de corrida, que serão impulsionadas por um cilindro de dióxido de carbono (CO2) em uma pista com 20 metros de extensão, sem curvas e com capacidade para duas largadas simultâneas. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que participa do torneio desde a edição de 2019, será representado por três equipes: Axis, Hárpia e Lobo Canindé.
O programa F1 in Schools, apoiado pela Fórmula 1, desafia crianças e jovens de 9 a 19 anos a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Além de criar um protótipo de veículo, os alunos precisam preparar um plano de negócios, buscar apoiadores para desenvolver a ideia e pensar em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluem, ainda, uma ação social, que pode ser critério de desempate no torneio.
Conheça as três equipes da Rede Sesi-DF de Educação:
Axis
A escuderia é composta pelos alunos do Sesi/Senai Sobradinho Emannuel Rufino, Ian Lucas Costa, Matheus Vieira, Paulo Sérgio Rocha e Pedro Sampaio. Os técnicos titular e suplente são, respectivamente, os professores de Códigos e Linguagens Karla Soares e Luiz Fillip Lins.
A miniatura que eles preparam para correr na pista tem o nome de JK, em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek (1902–1976), responsável pela construção de Brasília. “Seguindo o regulamento, pensamos em um carro com formato de bico diferenciado, baseado em prismas, que, em vez de levar fluxo de ar por cima da roda, leva pelos lados”, explica Ian Lucas Costa, de 17 anos, ao destacar que a ideia ajudará a reduzir forças que atrapalham a aceleração do carro, como a aerodinâmica.
Para a ação social, o grupo desenvolveu o projeto Jogando Sério, com oficinas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. As atividades ocorreram durante três dias, na Gerência de Atendimento em Meio Aberto do Paranoá. “Trabalhamos com eles habilidades importantes para prepará-los para o mercado de trabalho. Fizemos atividades que envolveram criatividade, trabalho em grupo, desenvolvimento cognitivo e robótica”, detalha Pedro Sampaio, de 16 anos.
A Axis tem o patrocínio do Sesi-DF e da Giant Inovação. São parceiras as empresas Exata Digital, Robô + Kids e Syncraft e a Gerência de Atendimento em Meio Aberto do Paranoá. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) é apoiador da equipe.
Hárpia
Fazem parte da escuderia os alunos do Sesi Gama Bruna Dias, Camilla Borges, Hannah Fawzi, Helloisa Inaba, Henrique Silva Tiago e Kelly Mendes. O professor de Matemática e suas Tecnologias Wandersom Gomes é o técnico titular e o professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Thiago Almeida é o suplente.
“Acredito que o diferencial do nosso carrinho seja o visual, que é único e com a cara da nossa equipe, sem desconsiderar a aerodinâmica para ter um bom desempenho na pista”, destaca Henrique Silva Tiago, de 17 anos.
Para a ação social, os estudantes desenvolveram o projeto Zoe, que consiste em um site com duas vertentes: arrecadação de roupas e bichos de pelúcia para crianças em abrigos — com a conexão entre quem quer doar e quem precisa de doação — e a divulgação de contatos para denúncias de maus-tratos e abandono, por exemplo.
“A pessoa pode achar que ajudar instituições é algo pequeno, mas, para uma criança que está passando por necessidade, vai ser marcante”, acredita Camilla Borges, de 16 anos. A equipe já fez uma visita a um abrigo, em que entregou doações e passou a tarde com as crianças mostrando as possibilidades da robótica.
Patrocinam a Hárpia o Sesi-DF, as lojas Ero e Two Brothers e as empresas Aurelios Pintura e Efeitos, Hoffmann Tecnologia em Eventos e Tamires Amaral Designer de Interiores. O Senai-DF é apoiador da equipe.
Lobo Canindé
Integram a equipe os estudantes do Sesi Taguatinga Arthur Rohod, Áthina Luiza Carvalho, Isabella Lino, Luana Cirino, Luiz Eduardo Feitosa e Sara Cirino. A professora de Ciências da Natureza Priscila Rios é a técnica titular e a docente de Matemática e suas Tecnologias Lorrayne Pablyne é a técnica suplente. São mentores os ex-alunos do Sesi-DF Davi Brito, Gabriel Lima e Guilherme Ribeiro.
A miniatura do carro do time recebeu o nome de Lobinho. O grupo apresentará um design reformulado em relação ao da última temporada. “Refizemos o carro completamente para deixá-lo mais aerodinâmico e mais resistente”, conta Arthur Rohod, de 16 anos.
Como projeto social, a escuderia desenvolveu o aplicativo para celular Wellbeing by Lobo Canindé. “Depois da pandemia, a gente percebeu que houve alto índice de depressão, ansiedade e estresse, então criamos um aplicativo com o objetivo de ajudá-las. Ele tem diversas técnicas, como de meditação, ioga e respiração”, descreve Luiz Eduardo Feitosa, de 16 anos. Para criar a plataforma, eles conversaram com profissionais de uma clínica especializada em psicologia e saúde mental.
São patrocinadores da Lobo Canindé o Sesi-DF e as empresas Clínica Conectta, Destak Camiseteria, ICL Aero Space, ICL Tecnologia, Pacheco Materiais de Construção e Universo 3D. O Senai-DF é apoiador.
Festival Sesi de Educação 2024
O Festival Sesi de Educação 2024 é organizado pelo Departamento Nacional do Sesi e ocorrerá de 28 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Além do Torneio Sesi F1 in Schools, haverá os Torneios Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, First Robotics Competition (FRC) e First Tech Challenge (FTC).
Assim como na F1 in Schools, o Sesi-DF terá representantes na competição FLL Challenge (equipe Albatroid) e na FRC (equipe Robot’s District).
O evento é aberto para a visitação do público de 29 de fevereiro a 2 de março, das 9 às 18 horas, com entrada permitida até as 17 horas. O festival integra a programação do Inspira Brasília — movimento que tem o objetivo de divulgar produtos, serviços, atrações e eventos que representam a diversidade econômica e cultural da capital do País.