Com a Robot’s District, Sesi-DF participa pela primeira vez da First Robotics Competition
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 09:21
Este ano será de estreia para o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) em uma das modalidades de competições de robótica. Veterana nos torneios com robôs de Lego, pela primeira vez a instituição terá uma equipe na disputa entre robôs de porte industrial: o Torneio Sesi de Robótica First Robotics Competition (FRC). A competição faz parte do Festival Sesi de Educação 2024, que ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março.
Na modalidade, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a construir e programar robôs que tenham no máximo 1,2 metro de altura e pesem até 56 quilos. Os jogos ocorrem em uma arena temática, onde se cumprem missões. Para esta edição do torneio, estão inscritas 55 equipes de diversas unidades da Federação — a Robot’s District representará o Sesi-DF.
O torneio integra as competições da organização norte-americana First — que promove o interesse de crianças e jovens de várias partes do mundo nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. No Brasil, a modalidade é operada pelo Departamento Nacional do Sesi, em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A temporada 2023/2024 tem como tema First in Show, que exige dos estudantes não só conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, como também muita criatividade para explorar o mundo das artes.
O desafio da FRC explora o subtema Crescendo — uma referência ao mundo da música e à dinâmica que se refere ao aumento gradual da intensidade sonora.
Experiência compartilhada
A Robot’s District é formada pelos estudantes do Sesi Taguatinga Andrei Andrade, Anna Lara de Carvalho, Enzo Gabriel Martins, Jane Melo, João Victor Ferreira, Luísa Cristina Peres, Maria Vilas Boas, Matheus Xavier, Pedro Paulo Balbino, Rafael Gadelha, Samuel Pereira, Sandra Luiza Lima e Yasmin Martins. O grupo é orientado pelo técnico titular Eduardo Souza, instrutor de Eletroeletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), e pelo técnico suplente Guilherme Magalhães, ex-aluno do Sesi e do Senai-DF com experiência em competições de robótica.
Dos 13 integrantes, cinco já representaram o Sesi-DF, em anos anteriores, em competições da First Lego League (FLL) Challenge — modalidade com robôs menores, voltada a estudantes de 9 a 15 anos. Pedro Paulo Balbino, de 17 anos, é um deles. Depois de quatro temporadas na FLL, ele chega à FRC com, nas palavras dele, sentimento de honra. “Na FLL, a gente sempre olhava para os fundadores e tinha admiração por eles. Agora, estou vendo como é realmente fundar uma equipe, uma experiência diferente”, destaca.
Na bagagem, criatividade e técnicas de organização: “Na outra competição, a gente utiliza vários métodos empresariais de organização para alcançar nossas metas, que foi algo que eu consegui trazer. O robô é completamente diferente, mas deu para incorporar lógicas de programação e a criatividade para pensar em mecanismos”, detalha Pedro Paulo. O robô do time, movido por motores elétricos, tem entre os principais componentes chapas de aço, tubos de alumínio e placas de policarbonato.
A equipe, escolhida em processo de seleção entre alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Taguatinga, também traz novatos nesse universo, como Sandra Luiza Lima, de 16 anos. “A FRC me fez olhar a robótica de maneira diferente e me permitiu descobrir um potencial incrível que tinha dentro de mim e eu não sabia que existia. Consegui aprimorar habilidades e está sendo incrível participar!”, diz. “A preparação para o torneio está muito intensa, mas a gente prioriza sempre o trabalho em equipe, porque sabe que é uma pressão enorme, mas que acaba diminuindo quando todos se ajudam”, completa.
![]() |
![]() |
![]() |
Como funciona a competição
Na FRC, ao passo que são desafiados a projetar, construir e programar robôs, os competidores criam uma identidade de equipe, buscam por patrocinadores, aprimoram as habilidades de trabalho em grupo e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática na comunidade local. A Robot’s District realizou cinco ações sociais e participou de seis eventos de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Patrocinam o time as empresas Carvalho Studio Car, Comando Autopeças, Dimaço, Galpão, Rockwell Automation e S3 Aço.
Na disputa de robôs que ocorrerá durante o torneio, duas alianças de três equipes cada uma competem na arena. Nos primeiros 15 segundos, os robôs são autônomos. Nos 2 minutos e 15 segundos restantes, atuam controlados por humanos.
Na temporada Crescendo, as peças de jogo são argolas, que representam notas musicais e precisam ser lançadas ou colocadas pelos robôs em diferentes pontos da arena. Uma das missões do robô consiste em tocar notas no amplificador. Em outra, um competidor definido pelos grupos faz o lançamento de peças.
A aliança que ganhar mais pontos vence a partida. As equipes disputam várias partidas com diferentes alianças e acumulam pontos classificatórios. Os grupos vencedores do nacional poderão disputar torneio internacional.
Festival Sesi de Educação 2024
O Festival Sesi de Educação 2024 é organizado pelo Departamento Nacional do Sesi e ocorrerá de 28 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Além do Torneio Sesi de Robótica First Robotics Competition (FRC), haverá os Torneios First Lego League (FLL) Challenge e First Tech Challenge (FTC) e o Torneio Sesi F1 in Schools.
Assim como na FRC, o Sesi-DF terá representantes na FLL Challenge (equipe Albatroid) e na F1 in Schools (equipes Axis, Hárpia e Lobo Canindé).
O evento é aberto para a visitação do público de 29 de fevereiro a 2 de março, das 9 às 18 horas, com entrada permitida até as 17 horas. O festival também integra a programação do Inspira Brasília — movimento que tem o objetivo de divulgar produtos, serviços, atrações e eventos que representam a diversidade econômica e cultural da capital do País.
Veja a galeria de fotos: