Equipe aposta em Biodigestor para reaproveitar lixo orgânico

sesi gama robotica lego field projeto de pesquisaA equipe Lego Field, formada por alunos do ensino médio articulado do Centro de Ensino Sesi do Gama, disputa a Etapa Regional Sudeste do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), nos dias 20 e 21 de novembro, em Vitória (ES). Nessa fase, os representantes do Distrito Federal competem com outros 40 times em busca de uma vaga na Etapa Nacional da competição.

Todos os anos, o Torneio de Robótica FLL traz como tema um problema do mundo real para que as equipes desenvolvam soluções inovadoras e compartilhem suas ideias. A temporada 2015/2016 – Trash Treck – desafia os participantes a criarem mecanismos que reduzam a produção de lixo ou que melhorem a maneira de lidar com os resíduos produzidos. Nesse sentido, o projeto da equipe Lego Field é audacioso e prevê a instalação de um Biodigestor Anaeróbio na região do Distrito Federal. Este modelo propõe a transformação de lixo orgânico em energia e presume, ainda, um retorno financeiro que poderá ser investido em outras áreas da sociedade. “O atual modelo de descarte de lixo no DF é arcaico, perigoso e não traz nenhum tipo de benefício para a sociedade. Com o Biodigestor, podemos ser referência em reaproveitamento de resíduos orgânicos e em preservação do meio ambiente”, pondera o técnico da equipe, Atos Henrique Reis.

Segundo levantamento realizado pelos integrantes da equipe junto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), só nos três primeiros meses de 2015, 93% do lixo do DF foi aterrado. Dados oficiais apontam, ainda, que Brasília tem um gasto superior a 374 milhões de reais com o descarte de resíduos, por ano, e não há registros de retorno do valor investido. Por outro lado, o custo para implantação do Biodigestor Anaeróbio seria de R$ 311 milhões, com um retorno anual de aproximadamente R$ 63 milhões. “Ou seja, em quatro anos, esse modelo pagaria o valor aplicado e passaria a gerar energia para a região e lucro para o investidor”, avalia Atos.

O projeto desenvolvido pela equipe contou, ainda, com o apoio do deputado distrital, Lira (PHS), que patrocinou a impressão em 3D do Biodigestor. O parlamentar ficou encantado com a iniciativa e pretende levar a ideia adiante. Segundo Lira, há um grande interesse em tornar esse projeto uma realidade para o Distrito Federal. O novo modelo proposto pelos alunos foi inspirado em ações sustentáveis desenvolvidas em outros países e que trouxeram resultados positivos para a sociedade.

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa