Equipe aposta em Biodigestor para reaproveitar lixo orgânico
- Detalhes
- Última Atualização: Sábado, 21 Novembro 2015 19:14
A equipe Lego Field, formada por alunos do ensino médio articulado do Centro de Ensino Sesi do Gama, disputa a Etapa Regional Sudeste do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), nos dias 20 e 21 de novembro, em Vitória (ES). Nessa fase, os representantes do Distrito Federal competem com outros 40 times em busca de uma vaga na Etapa Nacional da competição.
Todos os anos, o Torneio de Robótica FLL traz como tema um problema do mundo real para que as equipes desenvolvam soluções inovadoras e compartilhem suas ideias. A temporada 2015/2016 – Trash Treck – desafia os participantes a criarem mecanismos que reduzam a produção de lixo ou que melhorem a maneira de lidar com os resíduos produzidos. Nesse sentido, o projeto da equipe Lego Field é audacioso e prevê a instalação de um Biodigestor Anaeróbio na região do Distrito Federal. Este modelo propõe a transformação de lixo orgânico em energia e presume, ainda, um retorno financeiro que poderá ser investido em outras áreas da sociedade. “O atual modelo de descarte de lixo no DF é arcaico, perigoso e não traz nenhum tipo de benefício para a sociedade. Com o Biodigestor, podemos ser referência em reaproveitamento de resíduos orgânicos e em preservação do meio ambiente”, pondera o técnico da equipe, Atos Henrique Reis.
Segundo levantamento realizado pelos integrantes da equipe junto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), só nos três primeiros meses de 2015, 93% do lixo do DF foi aterrado. Dados oficiais apontam, ainda, que Brasília tem um gasto superior a 374 milhões de reais com o descarte de resíduos, por ano, e não há registros de retorno do valor investido. Por outro lado, o custo para implantação do Biodigestor Anaeróbio seria de R$ 311 milhões, com um retorno anual de aproximadamente R$ 63 milhões. “Ou seja, em quatro anos, esse modelo pagaria o valor aplicado e passaria a gerar energia para a região e lucro para o investidor”, avalia Atos.
O projeto desenvolvido pela equipe contou, ainda, com o apoio do deputado distrital, Lira (PHS), que patrocinou a impressão em 3D do Biodigestor. O parlamentar ficou encantado com a iniciativa e pretende levar a ideia adiante. Segundo Lira, há um grande interesse em tornar esse projeto uma realidade para o Distrito Federal. O novo modelo proposto pelos alunos foi inspirado em ações sustentáveis desenvolvidas em outros países e que trouxeram resultados positivos para a sociedade.
ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa