Conceitos de compliance são temas de palestra promovida pelo IEL-DF
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 31 Janeiro 2018 14:35
De origem inglesa (do verbo to comply), a expressão compliance significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. O termo, que vem ganhando destaque no Brasil nos últimos anos, diz respeito à necessidade de as empresas adotarem programas de controle interno e de integridade, com o objetivo de coibir práticas de corrupção. Para auxiliar instituições públicas e privadas, o Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) promoveu uma palestra na noite dessa terça-feira (30), no auditório da entidade, no Setor Comercial Norte.
O palestrante foi o ministro-substituto do Tribunal de Contas da União André Luís de Carvalho, que mostrou a importância de se analisarem todos os mecanismos de compliance, por meio de uma abordagem mais ampla, envolvendo governança corporativa e pública. “Compliance está integrado a um sistema muito maior. É necessário profissionalismo para buscar governança e compliance. De uma forma geral, se cada um fizer o que tem que ser feito de acordo com a norma esperada, o resultado será atingido”, explicou Carvalho.
O ministro-substituto destacou que a população precisa entender o conceito de compliance pelo viés não só da integridade, “mas também da transparência, da prestação de contas com responsabilização e da equidade”.
A palestra realizada pelo IEL-DF reuniu, entre outros profissionais, empresários, advogados e contadores interessados em entender melhor as novas regras. “Compliance veio para ficar e as empresas precisam ter esse programa de integridade. O objetivo é que as instituições se sensibilizem para ter os processos de forma transparente, que acompanhem possíveis desvios de conduta”, afirma Érika Caetano, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF.
Curso completo
A palestra foi uma prévia do curso completo de compliance realizado pelo IEL-DF. A capacitação tem duração de oito horas e é voltada para profissionais em busca de ferramentas que os habilitem na criação de um programa efetivo e eficiente. A próxima turma está prevista para 14 de março e tem o custo de R$ 620 (as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fibra têm 15% de desconto). As aulas serão no Sesi Guará.