IEL-DF organiza processos seletivos na modalidade concurso público

prova iel foto moacir evangelistaPara tornar mais eficiente o trabalho de seleção de funcionários, empresas privadas e entes públicos podem contar com a experiência do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF). Desde 2012, a instituição organiza processos seletivos na modalidade concurso público.

Os processos são personalizados de acordo com as necessidades de quem contrata o serviço. “Conseguimos atender a pedidos específicos do contratante, como planejamento para ocupação de diferentes cargos. Alguns, por exemplo, preferem fazer os processos seletivos apenas uma vez no ano para todas as vagas disponíveis, e a gente se adapta a essa particularidade”, explica William de Freitas Lima, psicólogo da área de Processo Seletivo do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF.

O instituto pode ser contratado por qualquer empresa que opte por realizar a seleção por meio de concurso público ou por instituições regidas por legislação que determine que o acesso aos cargos seja feito nesse formato (nesse caso, com dispensa de licitação). Em média, a seleção é iniciada e finalizada em 30 dias úteis.

A equipe técnica do IEL-DF cuida da elaboração dos cronogramas, editais e comunicados referentes ao processo seletivo, da divulgação e da seleção.

Etapas

Para triagem dos candidatos, são oferecidas até cinco etapas nos processos de seleção, que podem ter formato simplificado (com duas etapas) ou integral (com três ou mais etapas). A escolha fica por conta do cliente, que é orientado pelo IEL-DF sobre o que é melhor para atender às necessidades dele.

Independentemente do formato, a primeira etapa é a análise de documentos que comprovem requisitos, como formação e experiência. “Com isso, a gente elimina o desperdício no aproveitamento dos candidatos aprovados na etapa final e garante que todos estejam plenamente habilitados a exercer as funções daquele cargo”, diz Lima.

Há ainda a comprovação de capacidade técnica, que pode ser feita nesse primeiro momento de análise ou como uma etapa à parte. Nessa fase, também chamada de prova de títulos, são observados outros itens desejáveis pelo empregador, como formações complementares, experiência adicional e conhecimento de língua estrangeira.

O processo pode contar também com provas objetivas, discursivas e de redação. As questões são inéditas, elaboradas por profissionais contratados pelo IEL-DF. As provas são formatadas automaticamente por um software e enviadas de forma criptografada para impressão e lacre, sendo abertas apenas no momento da aplicação.

Além disso, conforme o edital, podem ser feitas provas práticas ou simulações para avaliar o desempenho dos candidatos. Há a possibilidade de ser incluída, ainda, uma avaliação de competências, em que comportamentos são avaliados de forma objetiva em entrevista presencial feita por psicólogo do IEL-DF e um técnico da área para a qual é feita a seleção. Pode contar também com a presença de um profissional indicado pelo contratante.

Quando a seleção chega ao fim, o IEL-DF repassa ao contratante os dados dos candidatos aprovados, além do relatório final e da versão digital dos documentos relacionados ao processo seletivo.

O investimento da empresa para a seleção varia de acordo com o formato escolhido e os níveis dos cargos a ser ocupados: Fundamental, Médio ou Superior. Quando é cobrada a inscrição do candidato no processo seletivo, se o pagamento da taxa cobrir o valor do serviço, a seleção sai sem custos para o contratante.

Para solicitar uma proposta, entre em contato com o IEL-DF pelo número (61) 3362-6044, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h às 17h30, ou por e-mail: william.lima@sistemafibra.org.br.

Texto: Samira Pádua
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra – 19.3.2019
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio

BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1