IEL-DF capacita profissionais para atendimento humanizado em unidades públicas de saúde

Lançamento Programa Humanizar Foto Bruno Frauzino19112019O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) lançou na terça-feira, 19 de novembro, o Projeto Humanizar, que busca melhorar o acolhimento aos pacientes nas recepções das oito unidades de saúde que administra. O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) é o responsável pela capacitação dos contratados para atuar no projeto.

A partir desta quarta-feira, dia 20, a equipe do Projeto Humanizar já estará nos Hospitais de Base e de Santa Maria e em seis unidades de pronto-atendimento (UPAs): Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Os profissionais, que podem ser identificados pelo colete azul, orientam os pacientes sobre o atendimento e, se for o caso, indicam a unidade de saúde mais adequada para cada necessidade. “Queremos que o cidadão, ao acessar o serviço de saúde, tenha informação e saiba que está sendo atendido não por um favor do Estado, mas por um direito que ele tem”, disse o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, durante o lançamento do projeto, no Palácio do Buriti.

Durante a cerimônia, foi assinada uma resolução que trata da composição do Conselho de Acompanhamento do Projeto Humanizar. A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, é a presidente do grupo e reforçou aos contratados a importância de se colocarem no lugar do outro. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também participou do evento.

Programa Humanizar Foto Moacir Evangelista13112019São 20 analistas de atendimento e 70 monitores de acolhimento capacitados pelo IEL-DF. “Eles passaram por um treinamento teórico e agora a gente vai monitorar a vivência, a prática deles recebendo os pacientes, a partir de métricas já definidas”, explica a gerente de Negócios do IEL-DF, Érika Caetano. O acompanhamento da ação será até julho de 2020.

Cássia Bicalho (foto), de 58 anos, atuará como monitora. “O paciente se sente muito seguro ao ser acolhido. O curso foi ótimo, aprendi muita coisa tanto para minha vida pessoal quanto profissional”, conta.

“No curso, aprendemos o perfil do paciente, nos conhecemos melhor e aprendemos a lidar com diversas situações”, completa a colega de aula e também monitora Caroline Rodrigues, de 20 anos. No cronograma de estudos, assuntos como excelência no atendimento, perfis comportamentais, postura corporal, liderança e abordagens utilizadas para um atendimento mais gentil.

Texto: Samira Pádua
Foto do lançamento: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Foto da Cássia: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de imagens:
 

IEL capacita profissionais para atendimento humanizado na saúde

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio

BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1