Capacitação do IEL-DF ajuda empresa a criar aplicativo de análise de desempenho

Inovação organizacional, de produto, de processo e de marketing. Essas são as diretrizes para se inovar nas indústrias, segundo o Manual de Oslo. O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), seguindo as orientações desse documento, oferece capacitação em Gestão da Inovação para auxiliar empresas no desenvolvimento do negócio. O serviço é personalizado, de acordo com o perfil e as necessidades do cliente.24 9 2019 Construção Civil Noroeste BSB Foto Moacir Evangelista 2

Publicado no começo dos anos 1990, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o manual é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras.

Em 2017, a Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, contratou o instituto para atender 40 empresas do segmento industrial e da cadeia de produção do setor. O objetivo era ajudá-las a criar uma política e um plano estratégico de inovação.

Com carga horária de 120 horas, distribuídas em 12 meses, foi feito um mapeamento e diagnóstico dos empreendimentos, avaliação do método de trabalho, implantado o sistema de gestão de ideias, elaborado projetos e mensurado os resultados.

A Síntese Acústica Arquitetônica, que elabora projetos de acústica, foi uma das empresas atendidas. Eles buscavam uma ferramenta de aproximação com os clientes, na qual pudessem acessar o resumo dos dados técnicos dos serviços prestados e as informações do mercado da construção civil, além dos custos por nível de desempenho acústico. A intenção era criar um mecanismo para melhorar a comunicação com o público, medir a satisfação com as soluções entregues e levantar informações para melhoria dos produtos. A partir daí, surgiu a ideia de produzir um aplicativo de padrão de desempenho.

Foram estabelecidas as especificações de conteúdo ao longo de encontros, como o histórico de projetos, dados do mercado, resultados de cálculos e de ensaio e estudo de cenários. O segundo passo foi desenvolver o App — essa fase levou cerca de um ano e meio e contou com o apoio de uma empresa de tecnologia. O lançamento ocorreu na tarde de 22 de julho durante o webinar Análise e Perspectivas de Desempenho Acústico de Edificações pela NBR 15.575, promovido pela Síntese.

Na última quinta-feira (23), 68 clientes da empresa estrearam o projeto piloto do aplicativo. Eles têm acesso a cerca de 680 resultados de cálculos e de ensaios, feitos pelo sistema de análise de parede, de piso e de fachada. Isso quer dizer que, com os dados já disponíveis no sistema, eles podem explorar o desempenho acústico de diferentes tipos de edificações para serem usados como referência. Além disso, por meio de gráficos, é possível fazer comparações com o mercado local e regional e até das próprias obras.

“A plataforma vai auxiliar os nossos clientes a tomarem decisões estratégicas, conforme o projeto arquitetônico e os padrões de entrega exigidos”, explica a diretora de Projetos da Síntese, Fabiana Curado. “A consultoria do IEL-DF permitiu que amadurecêssemos ideias e nos mostrou que seria possível torná-las reais. Abriu nosso olhar quanto à necessidade da melhoria contínua dos processos.”

Gestão da Inovação
Empresas que querem melhorar o processo de gestão podem entrar em contato com o IEL-DF pelo telefone (61) 3362-6030 ou pelo e-mail capacitacao.iel@sistemafibra.org.br. O valor do investimento varia conforme as demandas.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/ Sistema Fibra – 24.9.2019
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio

BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1