Agência Espacial Brasileira abre inscrições para programa de estágio de verão

A Agência Espacial Brasileira está com oito vagas abertas para estágio de verão de nível superior. Universitários terão a oportunidade de permanecer durante um mês na entidade, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, para conhecer e vivenciar o trabalho desenvolvido pela Agência. O programa não oferece remuneração. Capa Foto Agência Espacial Brasileira

O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) é responsável pelas inscrições, seleção dos currículos e convocações para entrevistas. Os estágios estão previstos para ocorrer nos meses de dezembro deste ano e janeiro de 2022.

A Diretoria de Gestão de Portifólio da instituição destinou três vagas para o projeto, sendo uma para atuar na Coordenação de Satélites e Aplicações e outras duas para a Coordenação de Veículos Lançadores. No caso da primeira, podem se candidatar aqueles que cursam Engenharia Aeroespacial ou que são graduandos nas áreas de exatas e de engenharias, de Ciências da Terra ou de Astronomia. Já para segunda coordenação, serão selecionados dois estudantes de Engenharia, de preferência Aeroespacial, cursando a partir do primeiro semestre. É necessário interesse em gestão pública, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de veículos lançadores e suborbitais e conhecimento em linguagem de programação.

A Coordenação de Licenciamento, Normas e Comercialização da Agência está com uma oportunidade aberta para aluno cursando a partir do terceiro semestre de Engenharia, de preferência Aeroespacial, que tenha interesse em normas nacionais e internacionais relacionadas às atividades espaciais.

Aqueles que cursam Ciência da Computação, Ciências Naturais, Engenharia Aeroespacial, Física, Pedagogia ou Química têm a chance de se inscrever em uma vaga para apoio à produção de cursos EaD para a plataforma Agência Espacial Brasileira Escola Virtual.  Os requisitos são: ter conhecimento básico em ciências espaciais, astronomia, astronáutica, história e atualidades da exploração espacial, além de saber fazer edição de vídeos e experiência no software Moodle. É exigido que os candidatos estejam cursando do 3º ao 6º semestre.

Já a Diretoria de Governança do Setor Espacial, procura por um universitário a partir do quarto semestre de Engenharia, que saiba usar o pacote Office, para apoiar as atividades do setor. A Coordenação de Estruturação e Governança, da mesma diretoria, busca por um estudante de Direito, a partir do quarto semestre do curso.

A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação da Agência Espacial oferece uma vaga para estagiário de graduação em Sistemas de Informação, em Ciência da Computação, em Engenharia de Software ou de cursos tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Redes de Computadores ou cursos correlatos com a área da Computação.

A carga horária das vagas varia de 20 a 30 horas semanais, podendo ser executada nos turnos matutino ou vespertino.

Inscrição
O interessado em concorrer a uma das vagas deve preencher o formulário com nome completo, CPF, e-mail e telefone, além de indicar a instituição de ensino, curso e semestre que está matriculado. É preciso informar também a área de interesse e anexar currículo, declaração de matrícula, histórico escolar do curso de nível superior — de acordo com o exigido na vaga — e certificado de proficiência em inglês ou de conclusão de curso da língua inglesa, de nível intermediário. Os cinco candidatos melhor classificados seguem para etapa da entrevista.

As inscrições se encerram em 30 de novembro e o resultado dos selecionados será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o IEL-DF por telefone, no número (61) 3362-6151, ou por mensagem de WhatsApp pelo número (61) 99128-2294, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Agência Espacial Brasileira
Assessoria de Comunicação do IEL-DF

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio

BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1