Senai-DF conquista 12 medalhas nas seletivas para a WorldSkills 2026

28092025 Cerimonia de Encerramento WorldSkills Foto Wallace Martins Senai capaDistrito Federal no pódio! O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) garantiu 12 medalhas nas seletivas nacionais para a WorldSkills 2026. Foram três de prata, quatro de bronze e cinco de excelência. O Senai-DF competiu em 19 das 46 ocupações disputadas.

A WorldSkills é a maior competição de profissões técnicas do mundo. Os mais bem classificados nas seletivas nacionais poderão compor a delegação do Brasil na 48ª edição do mundial, prevista para setembro do ano que vem, em Shanghai, na China. A lista dos convocados será conhecida em 2026.

Os medalhistas foram revelados neste domingo, 28 de setembro, durante a cerimônia de encerramento da competição, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

As medalhas de prata do Senai-DF foram para as ocupações Segurança Cibernética, com a dupla Nycolas Ramos e Marcos de Sousa; Pintura Decorativa, com Mikaely Ferreira; e Funilaria Automotiva, com Miguel Noleto. As de bronze foram conquistadas em Controle Industrial, com Ricardo Marinho; Movelaria, com Samuel Silva; Pintura Automotiva, com Eloisa Beeg; e Gestão de Sistemas de Redes TI, com Ítalo Guilherme Corrêa.

As medalhas de excelência foram entregues aos estudantes que demonstraram desempenho acima da média e cumpriram todos os parâmetros exigidos para a prova. Certifica, portanto, o alto nível técnico de quem as recebe. O Senai-DF obteve medalha de excelência nas ocupações Manufatura Aditiva, com o competidor Christyan dos Anjos; Instalações Elétricas, com Benjamim Alves; Construção Digital BIM, com Geovana Batista; Tecnologia em Design Gráfico, com Natany dos Anjos; e Tecnologia Automotiva, com Lucas Gomes.

“Esse resultado só demonstra o esforço e a dedicação de todo o nosso time e o principal, que é a gente conseguir desenvolver um nível de qualidade que a nossa indústria merece e precisa”, avalia o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, que compareceu à cerimônia desta tarde.

28092025 Cerimonia de Encerramento WorldSkills Foto Nilson Carvalho Sistema Fibra capaAprendendo com quem já competiu
Nas disputas, em intervalos de tempo cronometrados, os estudantes precisaram demonstrar suas competências técnicas em provas que simulavam o dia a dia de trabalho. “É muito cansativo, é muita luta. Tem de ter consistência, mas compensa, vale a pena”, resume Marcos de Sousa, de 18 anos, que fez dupla com Nycolas Ramos, de 20, na ocupação Segurança Cibernética.

Medalhistas de prata, eles não escondiam a alegria com a conquista, ao lado de Thaylon Muniz, instrutor da área no Senai-DF e um dos treinadores da dupla. Na edição de 2024 da WorldSkills, em Lyon, na França, Thaylon, também em dupla, trouxe para o DF medalha de excelência na ocupação. “É uma honra poder repassar essa experiência e criar história no Senai-DF, cada vez mais evoluindo em tecnologia da informação”, disse, ao lado de Nycolas, que completou: “Ele conseguiu passar o máximo para a gente e eu só tenho a agradecer”.

Provas nacionais
As seletivas começaram em agosto. Nas provas em São Paulo, o Senai-DF participou em sete ocupações. Em Minas Gerais, em três. Em Brasília, onde as competições ocorreram no Ulysses Centro de Convenções, de 24 a 27 de setembro, em oito. O Senai-DF também disputou uma ocupação online.

Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, parabenizou os 387 estudantes que competiram na etapa nacional e ressaltou que a participação de cada um foi fruto da dedicação e do foco que tiveram. “A WorldSkills é uma peça fundamental para que a gente consiga avançar na qualidade do Senai”, acredita. “O grande desafio que temos é fazer com que todas essas novas tecnologias e metodologias de cada ocupação cheguem a todas as nossas escolas, melhorando nosso processo de ensino e aprendizagem.”

A WorldSkills é realizada a cada dois anos. Participam jovens de até 22 anos (há exceções para algumas modalidades, até 25), que sejam estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado no mundial por alunos do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Institutos Federais.

Texto: Nilson Carvalho e Samira Pádua
Foto da equipe: Wallace Martins/Senai
Foto da dupla de Segurança Cibernética com o treinador: Nilson Carvalho/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

WorldSkills Brasil 2025 – Cerimônia de Encerramento

Senai-DF define competidores das seletivas para a WorldSkills

Ser reconhecido como o melhor profissional do mundo. Esse é o desejo dos competidores da WorldSkills — maior competição mundial de profissões técnicas. No ritmo de preparação para 47ª edição da disputa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) já formou a equipe que buscará uma vaga para representar o Brasil no campeonato.8 5 2023 Seletivas internas WorldSkills Foto Victor Hugo Pessoa SenaiDF

O grupo, de 15 competidores, foi definido em simulados classificatórios disputados em 14 ocupações de 2 a 5 de maio, no Senai Taguatinga. No total, 23 alunos e ex-alunos do Senai-DF disputaram as vagas que selecionaram os representantes do Distrito Federal na fase nacional das seletivas, que será realizada no fim de 2023. Os melhores classificados na etapa nacional formarão a delegação brasileira do Senai na WorldSkills 2024.

A cerimônia de premiação dos simulados classificatórios ocorreu na segunda-feira, 8 de maio, também no Senai Taguatinga. “O formato de avaliação das seletivas internas é o mesmo das etapas nacional e internacional. A ideia é que eles entendam o funcionamento da disputa, aprendam a administrar o tempo para execução dos módulos e cumpram os critérios de qualidade exigidos”, explica a coordenadora de Competições Educacionais do Senai-DF, Eliséia Tavares.

O primeiro dia dos simulados foi de ambientação no local das avaliações, para teste e organização de materiais. Ao longo da semana, os alunos realizaram os módulos e foram avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade.

Na área de Tecnologia Automotiva, por exemplo, quatro estudantes concorreram a uma vaga para a seletiva nacional. Eles tiveram de solucionar problemas relacionados ao funcionamento de veículos como gerenciamento eletrônico do motor, sistema de transmissão, frenagem e carroceria.

O topo do pódio da ocupação ficou com Gustavo Satoshi Miura, de 20 anos, que fez o curso de Mecânico de Motores Ciclo Otto. “A disputa coloca em prova as nossas habilidades, e é muito bom ver na prática o reconhecimento do meu esforço e da minha persistência. A paixão pela automotiva surgiu com o automobilismo, desde criança eu acompanho as corridas. Eu quero estar um dia nos bastidores, trabalhar em projetos de sistemas mecânicos. Acredito que a WorldSkills me dará competências para me tornar um bom profissional”, diz o jovem.Gustavo Satoshi Miura de Morais Tecnologia Automotiva 2023 fotoVictorHugoPessoa SenaiDF

Mundial
Participam da WorldSkills jovens de até 22 anos, estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado por alunos do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O mundial ocorre a cada dois anos e a próxima edição, que será a 47ª da história, tem previsão de ser realizada na cidade de Lyon, na França, em setembro de 2024.

Conheça os competidores do Senai-DF que irão disputar as seletivas nacionais:

  • Aplicação de Revestimento Cerâmico

Igor Gabriel Rodrigues Ferreira

  • Computação em Nuvem – Cloud

Lucas Perdigão

  • Construção Digital – BIM

Luiz Augusto Soares Fernandes                                                           

  • Construção em Alvenaria

Davi Oliveira Rodrigues

  • Controle Industrial

José Guilherme Alves Magalhães

  • Design Gráfico

Eduardo Vinícius Orílio da Silva                                                                       

  • Eletrônica Industrial

João Vitor Gomes de Oliveira

  • Gestão de Sistemas de Redes TI

Kauã Fellipe Ferreira Guimarães Jorge

  • Manufatura Aditiva

Christyan Railan Brito dos Anjos

  • Panificação

Miriã Freitas Oliveira

  • Segurança Cibernética

Samuel Augusto Marins Bastos e Thaylon Roberto Muniz da Silva                                                              

  • Sistema DryWall e Estucagem

Tiago Ferreira de Brito

  • Tecnologia Automotiva

Gustavo Satoshi Miura

  • Tecnologia de Desing Industrial

Willian Douglas Nascimento Reis

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Senai-DF define competidores das seletivas para a WorldSkills

Ser reconhecido como o melhor profissional do mundo. Esse é o desejo dos competidores da WorldSkills — maior competição mundial de profissões técnicas. No ritmo de preparação para 47ª edição da disputa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) já formou a equipe que buscará uma vaga para representar o Brasil no campeonato.8 5 2023 Seletivas internas WorldSkills Foto Victor Hugo Pessoa SenaiDF

O grupo, de 15 competidores, foi definido em simulados classificatórios disputados em 14 ocupações de 2 a 5 de maio, no Senai Taguatinga. No total, 23 alunos e ex-alunos do Senai-DF disputaram as vagas que selecionaram os representantes do Distrito Federal na fase nacional das seletivas, que será realizada no fim de 2023. Os melhores classificados na etapa nacional formarão a delegação brasileira do Senai na WorldSkills 2024.

A cerimônia de premiação dos simulados classificatórios ocorreu na segunda-feira, 8 de maio, também no Senai Taguatinga. “O formato de avaliação das seletivas internas é o mesmo das etapas nacional e internacional. A ideia é que eles entendam o funcionamento da disputa, aprendam a administrar o tempo para execução dos módulos e cumpram os critérios de qualidade exigidos”, explica a coordenadora de Competições Educacionais do Senai-DF, Eliséia Tavares.

O primeiro dia dos simulados foi de ambientação no local das avaliações, para teste e organização de materiais. Ao longo da semana, os alunos realizaram os módulos e foram avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade.

Na área de Tecnologia Automotiva, por exemplo, quatro estudantes concorreram a uma vaga para a seletiva nacional. Eles tiveram de solucionar problemas relacionados ao funcionamento de veículos como gerenciamento eletrônico do motor, sistema de transmissão, frenagem e carroceria.

O topo do pódio da ocupação ficou com Gustavo Satoshi Miura, de 20 anos, que fez o curso de Mecânico de Motores Ciclo Otto. “A disputa coloca em prova as nossas habilidades, e é muito bom ver na prática o reconhecimento do meu esforço e da minha persistência. A paixão pela automotiva surgiu com o automobilismo, desde criança eu acompanho as corridas. Eu quero estar um dia nos bastidores, trabalhar em projetos de sistemas mecânicos. Acredito que a WorldSkills me dará competências para me tornar um bom profissional”, diz o jovem.Gustavo Satoshi Miura de Morais Tecnologia Automotiva 2023 fotoVictorHugoPessoa SenaiDF

Mundial
Participam da WorldSkills jovens de até 22 anos, estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado por alunos do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O mundial ocorre a cada dois anos e a próxima edição, que será a 47ª da história, tem previsão de ser realizada na cidade de Lyon, na França, em setembro de 2024.

Conheça os competidores do Senai-DF que irão disputar as seletivas nacionais:

  • Aplicação de Revestimento Cerâmico

Igor Gabriel Rodrigues Ferreira

  • Computação em Nuvem – Cloud

Lucas Perdigão

  • Construção Digital – BIM

Luiz Augusto Soares Fernandes                                                           

  • Construção em Alvenaria

Davi Oliveira Rodrigues

  • Controle Industrial

José Guilherme Alves Magalhães

  • Design Gráfico

Eduardo Vinícius Orílio da Silva                                                                       

  • Eletrônica Industrial

João Vitor Gomes de Oliveira

  • Gestão de Sistemas de Redes TI

Kauã Fellipe Ferreira Guimarães Jorge

  • Manufatura Aditiva

Christyan Railan Brito dos Anjos

  • Panificação

Miriã Freitas Oliveira

  • Segurança Cibernética

Samuel Augusto Marins Bastos e Thaylon Roberto Muniz da Silva                                                              

  • Sistema DryWall e Estucagem

Tiago Ferreira de Brito

  • Tecnologia Automotiva

Gustavo Satoshi Miura

  • Tecnologia de Desing Industrial

Willian Douglas Nascimento Reis

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Senai-DF está com mais de 4,2 mil vagas abertas para cursos gratuitos

22 6 2021 Confeitaria Foto Victor Hugo Pessoa SenaiDF CapaO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou nesta segunda-feira, 6 de junho, edital com 4.257 vagas em cursos gratuitos. São 3.957 oportunidades de qualificação profissional e outras 300 para cursos técnicos, nas escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga e na unidade Senai Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas.

As capacitações são ofertadas pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental e as inscrições devem ser feitas pelo site cursos.senaidf.org.br, até 2 de setembro, ou enquanto houver vagas. 

Os cursos são nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Gráfica e Editorial, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Refrigeração, Telecomunicações e Vestuário.

Há opções nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades presencial, a distância e semipresencial — com 80% da carga horária a distância e 20% das aulas na unidade de ensino.

Modalidades
Os cursos de qualificação são de curta duração, com cargas de 160 a 500 horas-aula. O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir recolocação profissional. Ao concluir a capacitação, o participante recebe um certificado.

Já os técnicos são mais longos, com cerca de 1.200 horas-aula (de um ano a um ano e meio de curso). Formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria e, ao fim, o estudante recebe um diploma.

Inscrição
Para se inscrever, é preciso acessar o site cursos.senaidf.org.br, escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

Os pré-requisitos variam conforme o curso. No caso dos técnicos, é preciso ainda ser maior de 16 anos, ter concluído ou estar cursando a 2ª série do Ensino Médio.

É possível matricular-se simultaneamente em mais de um curso do Programa Senai de Gratuidade Regimental, desde que as turmas sejam em turnos diferentes.

Chamamento
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos para confirmação da matrícula, de forma presencial, quando a turma atingir o quantitativo de alunos necessários.

O prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 20h30. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565.

Acesse aqui o edital.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF — 22.6.2021
Assessoria de Comunicação do Senai-DF