Caxias do Sul (RS) - “Quero melhorar de vida”. Foi com esse objetivo que o competidor Waldézio Ribeiro teve o primeiro contato com a seletiva WorldSkills, ainda em maio de 2015. Ele fazia um curso de qualificação no Senai Taguatinga quando conheceu a competição e, logo, a dedicação e o empenho do aluno chamaram a atenção da coordenadora da Olímpiada do Conhecimento no Senai-DF, Eliseia Tavares.
Lili, como é conhecida a coordenadora, convidou o jovem de apenas 16 anos, na época, para fazer o teste do torneio e ele passou. Hoje, ele participa da Seletiva WorldSkills 2017, na ocupação Construção em Alvenaria, realizada na cidade de Caxias do Sul (RS). Se atingir o índice de padrão técnico internacional, ele vai seguir nos treinamentos para poder representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, promovida em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Waldézio é mineiro, mas mora na cidade de Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal, para onde foi em busca de melhores condições de vida. Ele enfrenta quilômetros de distância de ônibus diariamente para chegar no Senai Taguatinga e treinar para a Seletiva. Lili comenta que mesmo com as dificuldades diárias, o aluno é pontual e não deixa que os problemas atrapalhem os estudos.
Waldézio Ribeiro terminou a competição no final da manhã desta quinta-feira e conseguiu cumprir quase todos os desafios propostos pelos avaliadores. Entre os 14 participantes da ocupação, o representante do Distrito Federal se destacou pelo perfeccionismo nos detalhes, com um acabamento sem igual. Jefferson Carvalho é o instrutor de Waldézio e acredita que ele pode ganhar muitos pontos por essa qualidade.
Durante a tarde de quinta-feira, os avaliadores vão analisar cada estrutura e dar as notas. Amanhã, sexta-feira, a partir das 9h começa a cerimônia de premiação, onde serão divulgados os medalhistas da ocupação. A solenidade será no Senai Mecatrônica, na cidade de Caxias do Sul.