Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

A crise econômica instalada no país há alguns meses tem refletido diretamente no setor produtivo, e, obviamente, também nas indústrias do Distrito Federal. Mas mesmo com os impactos negativos, alguns setores conseguem manter a posição estratégica que ocupam no que se refere à representatividade e participação no desenvolvimento da cidade. É o caso da Construção Civil que, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é responsável por 65,4% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial local. Atualmente, o PIB do Distrito Federal é de R$9,7 bilhões, o que equivale a 0,9% da indústria nacional.

O mesmo estudo revelou que existem quase 110 mil trabalhadores empregados na indústria brasiliense. A maior parte deles são oriundos da Construção Civil, setor que exige profissionais tecnicamente capacitados em áreas como Alvenaria Estrutural; Construção a Seco Drywall; Revestimentos; Sistema de Impermeabilização e Instalações Hidráulicas. Esta última, consiste em executar e manter as instalações hidro sanitárias em edificações, conforme as normas técnicas vigentes e de acordo com o projeto estabelecido pelo cliente.  

A ocupação, e muitas outras, pode ser encontrada nos cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos pelas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), disponíveis em diversas unidades por todo o país. Segundo o diretor-geral da instituição, Rafael Lucchesi, a educação profissional pode se tornar uma ótima alternativa, além dos tradicionais cursos de graduação, para quem está em busca de qualificação e inserção no mercado profissional. “À medida que a for ampliada a educação técnica no Brasil, certamente será um fator central de competitividade. De maneira clara, com um trabalhador mais qualificado, as empresas teriam melhor condição de se ajustar à crise, porque teriam um custo de produção mais baixo”, explica Lucchesi.

Qualificar trabalhadores é a principal missão do Senai, principalmente em segmentos que são fundamenteis para a sustentabilidade do setor industrial do País, como é o caso das instalações hidráulicas. Independente do escopo e do tamanho da obra, seja ela comercial, seja residencial, seja agrícola, seja industrial, todo projeto deve ser acompanhado por um profissional qualificado, que tenha conhecimento técnico sobre a instalação e a programação de sistemas de automação, além da habilidade de diagnosticar e reparar avarias.

aline01

O engenheiro Rodolfo Romão Neto conhece bem a importância de fazer os procedimentos com o máximo de perfeição e detalhamento. Ele é sócio da empresa O&C empreendimentos e afirma que, investir em profissionais bem capacitados, é fundamental para garantir a segurança e a rentabilidade da obra. "Toda a infraestrutura depende do técnico em hidráulica, por isso, ele deve ser um profissional que conheça bem a técnica e tenha experiência na implantação. Se a infraestrutura der algum problema no futuro, como infiltração ou vazamento, provavelmente vai gerar um custo muito alto para corrigir o defeito e um grande desconforto para quem está utilizando o imóvel".

Atual primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Elson Ribeiro Póvoa, é empresário do segmento e acumula anos de experiência no desenvolvimento de diversas edificações em Brasília. Como ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Póvoa analisa a importância técnico em instalações hidráulicas no contexto da Construção Civil.

“Eu nunca vi nenhuma obra ser concluída sem a participação deste profissional. Ele é fundamental e se faz necessário para a conclusão de qualquer instalação predial. Quando bem capacitado, o técnico em hidráulico tem uma aceitação muito boa no mercado. E uma das melhores instituições para fazer essa capacitação é, sem sombra de dúvidas, o Senai”, afirma Póvoa.

O curso de Hidráulica Industrial Básica oferecido pelo Senai tem carga horária de 160h e pode ser feito presencialmente ou à distancia.  Entre as competências estudadas, destacam-se a transmissão hidráulica de força e energia; as válvulas de controle e pressão; os fluidos reservatórios e acessórios; e os acumuladores hidráulicos.

Para saber mais informações, acesse a página de Educação a Distância da entidade: http://ead.senaidf.org.br/

 

Aline Porcina

Assessoria de Imprensa

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 3362.6106

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1