Manaus (AM) - Emassa, alisa, limpa, corrige e alisa mais um pouco. Hoje, foi dia de estucagem, de corrigir as imperfeições da parede de DryWall com a camada de gesso, e finalizar os rodapés e janelas com molduras. Os competidores das Seletivas WorldSkills 2017, ocupação Sistema de DryWall e Estucagem, realizada em Manaus (AM), finalizaram as 20 horas de prova, nesta quinta-feira. Amanhã, ás 8h (horário local) será realizada a cerimônia de premiação com divulgação dos resultados.
Os participantes representaram o Distrito Federal, e os estados de Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O competidor paulista, Lucas Mendes, precisou desistir da competição no segundo dia de prova, devido a uma lesão na mão. As provas das Seletivas foram executadas sob olhares atentos dos avaliadores. E, em muitos momentos, foi possível ver a admiração dos professores em relação ao belo acabamento feito pelo Wanderson Santos, aluno do Senai-DF.
"Os detalhes do acabamento na estucagem são os pontos mais valiosos dos módulos de hoje. E isso é um grande diferencial do Wanderson. A moldura vale mais oito pontos no resultado do torneio. Estou bem feliz com o trabalho que nosso aluno executou nesses dias de prova", afirmou o instrutor do Distrito Federal, Mateus Mariano. E ele tem mesmo do que se orgulhar. Wanderson foi um dos três participantes que conseguiu finalizar tudo o que foi pedido pelos avaliadores.
Segundo o competidor de Brasília, tirando o calor, o maior desafio para a prova foi o tempo. "Terminei a prova aliviado porque só eu e mais dois competidores conseguiram fazer tudo, os representantes de Minas Gerais e do Amazonas. Com isso, levo uma lição para a vida: todo o tempo dedicado aos treinos, vale a pena", afirmou Wanderson Santos.
O ganhador da medalha de ouro vai continuar os treinamentos para compor a delegação brasileira na WorldSkillsCompetition, em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Instalador de gesso e drywall
A pessoa que trabalha com DryWall, gesso acartonado ou estucagem é, de fato, uma mão de obra especializada, por se tratar de uma tecnologia diferente da convencional que é a alvenaria. Este profissional é responsável pela demarcação;localização de estrutura; montagem de toda a estrutura metálica da área de construção; e, posteriormente, fazer toda a colocação das paredes drywall - gesso acartonado. "Eles ainda fazem o acabamento, que chamamos de estuque. Nesse momento, ele faz as juntas, emassa as paredes e entrega a obra como se fosse um processo comum", explica a coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia na Construção Civil, Célia Leitão.
Por se tratar de uma tecnologia mais moderna não é fácil encontrar pessoas qualificadas na área. "A demanda existe e eu acho que a gente tem que difundir mais essa tecnologia, por se tratar de um método mais leve e rápido. O Senai com esses cursos vai divulgar a tecnologia e distribuir mão de obra qualificada para o setor da construção", afirma Leitão.
Para auxiliar nessa qualificação, o Senai-DF oferece o curso de Construção a Seco Drywall, na unidade de Taguatinga. Essa qualificação tem 60 horas/aula e tem inscrições abertas para turmas que vão começar no mês de agosto.
Os interessados devem ir ao Senai Taguatinga e apresentar cópias de RG, CPF, e comprovantes de residência e de escolaridade. A unidade fica localizada na Área especial nº 2, Setor “C” Norte, Taguatinga (DF). Para outras informações, entre em contato pelo telefone (61) 3353-8715 e 3353-8716