Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Imagine uma escola onde é possível aprender utilizando recursos como a realidade aumentada, simuladores, impressoras 3D, hologramas e diversas outras tecnologias de ponta. Não conseguiu? Então você precisa visitar o espaço “Escola do Futuro”, na Olimpíada do Conhecimento, que ocorre em Brasília, até domingo (13/11). O espaço dispõe de diversas atividades, entre elas uma amostra do que os estudantes podem encontrar nas salas de aula do Sesi e Senai. 

O visitante pode pensar que o espaço é apenas uma simulação do que ocorre nas salas de aula, mas isso será um grande equivoco, já que no local há alunos, competidores e representante de quatro empresas participando do Grand Prix Senai de Inovação. “É real! A Olimpíada do Conhecimento está recebendo, de fato, uma amostra do que o Sesi e Senai entendem por escola do futuro”, esclarece Fabíola, a coordenadora da área. 

O desafio é uma emocionante disputa de inovação em que os envolvidos têm a oportunidade de criar soluções para problemas enfrentados pelas indústrias brasileiras. Como aliados nos desafios, os competidores podem experimentar simular e trocar experiências com diversos profissionais. Segundo Fabíola, é exatamente assim que o Sesi e Senai têm passado a enxergar a educação. 

 “À primeira impressão, aqui não parece uma escola, mas é um modelo em que há troca de conhecimento entre as áreas, o que chamamos de “sala de aula invertida”, onde os professores não são apenas replicadores de conhecimento e os alunos expectadores. Aqui há uma troca de conhecimento e busca de soluções, um modelo interativo onde testamos novos conceitos”, completa a coordenadora. 

escola do futuro grande

O público que passar pelo espaço também poderá sentir como funciona a escola do futuro no Sesi e Senai. A degustação é feita por meio de diversas atividades, como um desfile de moda virtual, óculos de realidade aumentada, um simulador de empilhadeira. Tudo para o visitante ter a experiência que os alunos estão tendo dentro de sala de aula.

“Esse modelo é adotado nas escolas do Sesi e Senai no Distrito Federal. Na educação básica, os alunos recebem várias tecnologias educacionais, com foco na sustentabilidade ambiental, além de desenvolver competências em robótica. No Senai, eles têm a possibilidade usar a realidade aumentada, novos recursos e equipamentos de ponta”, sinaliza Maria Gricélia, coordenadora de operações do Sesi/Senai-DF. 

No espaço “Escola do Futuro”, os visitantes têm, ainda, a possibilidade de ver e testar soluções eficientes para a indústria nas mesmas áreas dos desafios propostos pela Olimpíada do Conhecimento. “Vimos na OC a escola do futuro, que já uma realidade no que fazemos com o EBEP. O novo modelo da Olimpíada é o que já vivenciamos no DF e uma trilha que estamos percorrendo. Esse é um dos diferenciais da nossa instituição”, finaliza Maria Gricélia. 

O espaço tem encantado todos que passam por lá. O estudante Leonardo Pereira, 17 anos, experimentou o desfile de moda virtual e aprovou a experiência. “É muito interessante o uso desta tecnologia nas salas de aula. É diferente de tudo que já havia visto, tenho certeza que o uso desses recursos ajuda no aprendizado”, comenta o jovem. 

Quem também gostou bastante do espaço foi o pequeno Davi Lucas, de 4 anos. Na área reservada à educação infantil, ele se divertiu com um quebra cabeça em forma de macaquinhos. A recepcionista Ana Paula Bits acompanhou o filho de perto e ficou satisfeita com o que viu. “O Davi está encantado. Esse modelo chama atenção por ser didático, e ajuda ele a raciocinar ele entendeu muito rápido a logica do quebra cabeça”, disse. 

Inscrições abertas

Mergulhar no universo proposto pela “Escola do Futuro” é fácil, pois as matrículas para estudar nas escolas do Sesi e Senai estão abertas, nas unidades  de Taguatinga, Gama e Sobradinho. São oferecidos os Ensinos Fundamental I e II e Médio articulado com curso técnico do Senai-DF, além do contraturno, com atividades de monitoria, formação artística, esportiva e tecnológica.

Para informações, os pais ou responsáveis podem procurar as secretarias das unidades de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h ou ligar em nossa Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1