Equipe de robótica do DF retorna da Austrália com dois troféus

A Albatroid, equipe de robótica formada por alunos e professores da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), conquistou no Aberto da Ásia o primeiro lugar na categoria Estratégia e Inovação e o segundo no Desafio do Robô. A competição foi de 4 a 7 de julho, em Sydney, na Austrália. Os alunos chegam a Brasília na quarta-feira (10).

O torneio reuniu 42 times de várias partes do mundo. Além dos brasilienses, o Brasil foi representado por estudantes de Minas Gerais. A equipe Atombot, do Sesi Dom Bosco, de São João del-Rei (MG), ficou em primeiro lugar na Apresentação de Pesquisa.

Assim como nas etapas regional e nacional, nos torneios internacionais os times seguem com o desafio Into Orbit (Em Órbita). Na temporada 2018/2019, os estudantes tiveram de pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e a viajar no espaço e propor uma solução inovadora para um problema enfrentado durante essas viagens.

O projeto da equipe do Sesi Taguatinga é um capacete que utiliza terapias alternativas, como a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia, para aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo humano. A Albatroid teve apoio de psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e estudantes de Engenharia Aeroespacial e de Física.

Albatroid

Além do projeto, cada equipe teve de desenvolver um robô com peças de Lego, que é avaliado pelo design e pela programação durante o torneio. Os robôs vêm sendo aperfeiçoados desde as etapas anteriores. Na arena, precisam cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e até mover satélites para a órbita. O quarto e último quesito avaliado no torneio é Core Values (valores éticos).

“Foi um resultado maravilhoso. O prêmio de Estratégia e Inovação era muito esperado pela equipe”, conta o técnico da Albatroid e professor de Robótica do Sesi-DF André Alcântara. “Acredito que o diferencial tenha sido a preparação da Albatroid, que começou em maio de 2018. Além disso, temos a presença de um ex-competidor como mentor da equipe, que fez uma grande diferença. O Gabriel Antunes foi essencial para ajudar no estudo das regras e para traçar uma estratégia quase perfeita”, avalia.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é patrocinador oficial da Albatroid no Aberto da Ásia. Os estudantes conseguiram ainda apoios das empresas RR Assessoria, Arte em Cinema e Djob Malharia.

7 7 2019 albatroid australia sesi rodrigo curadoA equipe Albatroid é formada pelos alunos Amanda Merlin, Ana Carolina Moraes, Anna Clara Gomes, Eduardo Moroni, Gabrielly Borges, Guilherme Silva, Ives Djuran, Letícia Souza e Maria Rita Lima, além dos técnicos André Alcântara e Luciane Almeida.

DF em competições internacionais

A Albatroid conquistou a vaga no torneio internacional durante o Festival Sesi de Robótica, em março, no Rio de Janeiro. Além da participação da Albatroid no Aberto da Ásia, duas equipes do DF garantiram vagas para competições internacionais.

A Legofield, do Sesi Gama, foi ao Aberto Internacional Plan Ceibal, em Montevidéu, no Uruguai, de 30 de maio a 1º de junho, e voltou de lá com dois troféus – o primeiro lugar na categoria Design do Robô e o segundo no Desafio do Robô.

A Lego of Olympus, também do Sesi Gama, garantiu a vaga para o Torneio de West Virginia, nos Estados Unidos, que será de 12 a 14 de julho. A delegação brasiliense embarca nesta terça-feira (9).

Veja a galeria de imagens.

Texto: Aline Roriz
Foto: Rodrigo Curado/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2