Apoio pedagógico presencial a alunos do Sesi-DF começa em 19 de outubro
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 05 Outubro 2020 16:09
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) optou por manter a posição divulgada em julho e permanecer com aulas a distância e apoio pedagógico presencial para os alunos das três escolas da rede no DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga. A atividade pedagógica presencial vai ocorrer no turno contrário ao das aulas virtuais. A decisão tem por motivo dar suporte aos alunos e, ao mesmo tempo, contribuir no controle da disseminação do novo coronavírus.
Para decidir o formato da retomada das atividades presenciais, os pais e responsáveis pelos 1.640 estudantes da instituição foram consultados em julho, quando foi feita uma pesquisa sobre qual seria a melhor forma para retomada de atividades presenciais — 87% dos entrevistados preferiram que as aulas continuassem online. Diante da resposta, o Sesi-DF optou por ofertar o apoio pedagógico presencial. As atividades seriam iniciadas em 3 de agosto, mas o atendimento precisou ser adiado diante de decisões judiciais e do governo local.
Em 19 de outubro começará o atendimento para os alunos do Ensino Fundamental e no dia 26 do mesmo mês para os do Ensino Médio. O calendário de atividades de apoio terminará em 27 de novembro.
As datas seguem a determinação de um acordo firmado entre o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinproep-DF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), para o retorno das aulas nas instituições particulares de ensino da capital federal.
Para participar desse momento presencial, os responsáveis pelos estudantes devem manifestar interesse até terça-feira, 6 de outubro, e agendar dia e horário para ida na escola em que a criança ou adolescente está matriculado, que poderá ser duas vezes por semana pelo período de até três horas por dia.
O agendamento deve ser feito por meio do formulário enviado por e-mail. Os alunos serão divididos em grupos de, no máximo, 15 estudantes por sala, obedecendo o distanciamento mínimo de dois metros.
Cuidados e segurança
O Sesi-DF desenvolveu um protocolo de medidas de segurança que observa vários pontos como o acesso às unidades de ensino, distanciamento social e limpeza e desinfecção dos espaços. Estudantes e professores que integram grupos de risco atuarão apenas nas aulas online. As lanchonetes, espaços de convivência, elevadores e laboratório de ciências estarão desativados. Todas as ações e protocolos foram consolidados no Guia Escolar de Retorno às Atividades Presenciais.
Para entrar nas escolas será necessário seguir as orientações:
- Limpeza dos calçados no tapete higienizador
- Higienização das mãos com álcool gel
- Uso obrigatório de máscara
- Medição de temperatura — não será autorizado o acesso de alunos com temperatura igual ou superior a 37,8°C. Nesse caso, o estudante será recepcionado em sala preparada para acomodá-lo, até a chegada do responsável, que será imediatamente comunicado pela escola
- Trazer garrafinha de água, pois os bebedouros estarão desativados.
Em caso de dúvidas, os pais e responsáveis podem entrar em contato com a direção das escolas ou com o SAC do Sistema Fibra, no telefone (61) 4042-6565.