Programa ViraVida é apresentado na Câmara Legislativa do DF
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 11 Mai 2016 17:53
A coordenadora pedagógica do ViraVida do Sesi-DF, Cida Lima, apresentou o programa em audiência pública da comissão especial de combate à pedofilia, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, atende jovens com idade entre 15 e 21 anos que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. O projeto atua com ajuda médica e psicológica, de forma que os jovens recebam orientações de como conseguir mudar a realidade de cada um.
“Entre as ações desenvolvidas no ViraVida estão: aulas de capacitação profissional e desenvolvimento de habilidades interpessoais, que promovem o resgate da autoestima e outras ferramentas capazes de levar estes jovens ao mercado de trabalho”, esclarece Cida Lima. O objetivo maior do ViraVida é fazer com que os jovens, ao término do programa, estejam inseridos no mercado de trabalho. Para isso, o Sesi-DF trabalha em parceria com órgãos que compõem a rede de enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social, Conselhos Tutelares e Vara da Infância e Juventude. Segundo Cida Lima, o programa atua em 26 cidades brasileiras e, sob os mesmos moldes, também está presente na Guatemala (América Central).
O presidente da Comissão Especial, deputado distrital Rodrigo Delmasso (PTN), entusiasta das ações desenvolvidas junto aos jovens, defende que o ViraVida se torne referência, seja ampliado ou até mesmo transformado em lei. O deputado apresentou algumas sugestões que visam dar maior visibilidade e abrangência ao programa.
Outros representantes da Rede de Enfrentamento à Violência também estiveram presentes e pretendem criar uma agenda de debates e articulações que aprimorem os trabalhos da Rede, integrando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.