Brasília recebe Encontro Internacional do Programa ViraVida
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 19 Mai 2016 18:38
No período de 17 a 19 de maio, Brasília vai ser sede do Encontro Internacional do Programa ViraVida. A programação conta apresentações dos trabalhos desenvolvidos em cada um dos eixos metodológicos do programa, feitas por representantes do Sesi, Senai e Senac. O encontro terá a participação de comitivas dos países El Salvador, Guatemala e Paraguai.
O objetivo é a troca de ações relacionadas com a agenda de jovens na América Latina e no Caribe, com ênfase na experiência brasileira do ViraVida. O encontro é promovido pelo Conselho Nacional do Sesi, a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Com este encontro internacional, participantes de diferentes países terão a oportunidade de conhecer os eixos do programa; conversar com os profissionais e os jovens; visitar as instalações onde as atividades são executadas; e tomar conhecimento da experiência de transferência de tecnologia social ViraVida para outro país. Além disso, o evento também será uma oportunidade para os visitantes compartilharem experiências semelhantes ou iniciativas complementares em seus próprios países.
O ViraVida visa combater a violência sexual, fornecendo educação e emprego para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia.
ViraVida no DF
No Distrito Federal, o ViraVida já formou nove turmas, com 450 matrículas realizadas nos últimos anos. No último mês de março, foi realizada a formatura de 42 jovens, sendo que mais de 60% já saiu do curso com vaga garantida em órgãos públicos ou entidades privadas. Atualmente, há uma turma em andamento com 52 alunos em salas de aula. A proposta socioeducativa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros.