Processo de inserção para o ViraVida recebe mais de 300 jovens

vira vida corpomateria DSC4968

Todos os dias, ao passar pelas ruas da cidade, as pessoas olham e comentam sobre o grande número de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Alguns criticam e julgam. Outros perguntam se têm alguma responsabilidade sobre isso e o que podem fazer para ajudar a minimizar o impacto na vida dessas famílias. E é, justamente, esse espírito de humanidade e solidariedade que faz prosseguir o projeto ViraVida.

Desenvolvido em 2008, pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), o ViraVida busca resgatar jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio de valores ofertados pela oportunidade de estudo e inserção no mercado de trabalho. O público-alvo do programa são crianças e adolescentes entre 14 e 21, especialmente aqueles que sofrem violência sexual.

Segundo a coordenadora do Vira Vida-DF, Cida Lima, além de garantir os direitos de cada indivíduo, o programa também cria condições necessárias para que os jovens desenvolvam carreiras e alcancem autonomia. “O ViraVida é um processo de valorização do indivíduo. Nós o acolhemos e entendemos os seus problemas e necessidades, de forma a oferecer as melhores oportunidades possíveis para que eles enxerguem o potencial que têm e passem a voar”, explica.

O projeto já atendeu mais de cinco mil jovens e, no Distrito Federal, caminha para a 11ª edição, que terá início na primeira quinzena de julho e atenderá 100 jovens, divididos em quatro turmas: duas pela manhã e duas no turno da tarde. O processo de inserção já foi iniciado e recebeu 324 crianças e adolescentes interessados em participar. Os encaminhamentos são feitos pela “Rede de enfretamento”, composta por instituições como Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (Cras-DF) e Organizações Não Governamentais. “Para que o ViraVida continue apresentando os resultados que alcançamos nestes anos, precisamos do apoio e do trabalho articulado com a Rede, juntamente com nossos parceiros Senai e Senac. Só assim, poderemos continuar transformando a vida dos nossos jovens”, afirma Cida.

Para a formação desta turma, o Sesi fez o primeiro contato com a Rede de enfrentamento no dia 24 de maio, durante o evento “Café com a Rede”. Na ocasião, foram divulgadas todas as informações relativas ao novo processo de inserção. As instituições se organizaram e encaminharam as fichas. Desde o dia 27 de junho, os jovens interessados estão passando pelas etapas de avaliação, que consistem em: sondagem de português; dinâmicas de grupo, vivência de resgate e autoestima; e entrevista individual. No dia oito de julho, será realizada a devolutiva para as entidades, em que serão divulgados os nomes que irão participar dessa edição do ViraVida.

A partir do dia 11 de julho, começa o projeto, que será ministrado em contra turno ao horário escolar, e vai trabalhar o desenvolvimento humano, o reforço escolar e a formação para o mundo do trabalho, por meio de cursos de qualificação oferecidos pelo Senai e Senac. As atividades terão duração de seis meses, com encerramento previsto para o dia 16 de dezembro.

Ao final, os alunos serão avaliados com base em critérios, como assiduidade e pontualidade e, de acordo com os resultados, serão indicados aos parceiros para possíveis inserções no mercado profissional.

Participante de várias edições do ViraVida, a conselheira tutelar do Lago Sul Jane Gaston reconhece a importância do programa para a transformação de vida dos jovens da cidade. “O ViraVida dá oportunidade e insere os jovens em um novo contexto. Isso, por si só, já é um grande ganho. Desde 2010, nós participamos e colaboramos com o desenvolvimento do programa e posso afirmar que a mudança de comportamento é completa. O jovem aprende a valorizar mais a família e sai com um olhar diferente sobre o mundo. Eu nunca vi nenhum outro programa capaz de transformar desta forma a vida das nossas crianças”, finaliza a conselheira.

Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6127
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Imagens: Cristiano Costa

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2