Com apoio do Sesi-DF, Amigos do Vôlei participa de primeiro grande campeonato

Mesmo com a pouca idade, a estudante Maira Tavares, 17 anos, já se orgulha de uma conquista: a faixa amarrada no braço direito revela o título de capitã do time de voleibol do Instituto Amigos do Vôlei, herdado há quatro anos, quando passou a fazer parte da equipe. Assim como ela, outras 11 meninas que formam o time também sonham alto, com vitórias e uma brilhante carreira no esporte. Por trás desses sonhos juvenis, um exemplo a ser seguido: Ricarda Negrão, criadora do instituto juntamente com Leila Barros, e ex-jogadora de voleibol da seleção brasileira, que começou a carreira no mesmo ginásio em que hoje as meninas treinam, dia após dia.

O Amigos do Vôlei faz parte de uma parceria com o Sesi-DF, que disponibiliza, além da estrutura para treinamento, material esportivo, uniformes, entre outros, aos alunos participantes. “Sem todo esse aparato do Sesi, muitos de nossos feitos não seriam possíveis. Essa participação na Liga é apenas o começo”, prevê a ex-jogadora.

Esse batalhão de sonhos, que conta ainda com reforços técnicos e a torcida não menos importante da família, entrou em quadra, de sexta (10) a domingo (12), para o primeiro grande desafio de suas jovens carreiras: a participação em uma competição de projeção nacional: a etapa regional da Liga Nacional de Voleibol Feminino, realizada no ginásio de esportes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), em Taguatinga, com o apoio de entidades como a Federação e a Confederação Nacional de Voleibol.

Na estreia, sábado (10), o time do instituto venceu a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), time também de Brasília, de virada, por 3 sets a 1, uma vitória com gostinho para lá de especial, já que a rivalidade entre as duas equipes não é de hoje. Em outros termos: estréia nervosa, com rival já conhecido. “Ganhar da APCEF foi muito importante, porque o time nos tirou o título do Campeonato da Candangolândia no começo do mês e entramos em quadra com uma vontade enorme de vencer. Sem falar no nervosismo da estreia, que tomou conta de todas”, aponta a capitã.

Já no domingo (11), o time do Amigos do Vôlei não levou a melhor sob o visitante, Fênix, de Rio Verde (GO), que venceu a decisão por 3 sets a 0 e garantiu vaga na competição nacional, que será realizada em Juazeiro do Norte (PE). “Sabíamos que as meninas do Fênix eram mais velhas e isso poderia nos desestruturar. Mas acreditamos até o final em nossa força de vontade e a sintonia que existe em nossa equipe”, revela Maira.

Para Ricarda Negrão, a participação de suas meninas de ouro valeu a pena. “O mais importante a gente conseguiu: participar de um evento dessa magnitude e mostrar para essas meninas que elas são capazes de ir muito longe. Até mais que imaginam. Esse foi só o começo”, avalia.

O time vencedor, Fênix, ganhou, além do troféu simbólico, o direito de participar da etapa nacional da Liga, que acontecerá ainda este ano na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Caso vença o certame, o time poderá participar da Super Liga, o maior evento de voleibol hoje no País.

Amigos do Vôlei

Criado em 2006, o Instituto Amigos do Vôlei promove a inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte. No Distrito Federal, já são nove núcleos com treinamentos e aulas gratuitas de voleibol para mais de 2,3 mil crianças, em horários alternados aos da escola, com a obrigatoriedade da frequência regular do ensino fundamental ou médio. A meta é ampliar o projeto para 21 núcleos. Em números totais, já são mais de 5 mil atendimentos no DF. “Sem todo esse aparato do Sesi, nada disso seria possível. Essa participação é apenas o começo”, prevê a ex-jogadora, medalha de bronze nos jogos olímpicos de Sidney, em 2000.

As unidades têm sede no Areal, Candangolândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo I e II, Taguatinga Sul e Norte, além do Gama. Com o apoio de patrocinadores e parceiros, como o Sesi-DF, o objetivo, segundo Ricarda, é chegar este ano a Brazlândia, Guará, Recanto das Emas, São Sebastião, Sesi Taguatinga, Sesi Gama, Sesi Núcleo Bandeirante, Sesi Ceilândia, Sesi Sobradinho, Varjão e Vila Telebrasília.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Serviço Social da Indústria (Sesi-DF)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3362-3883/8431-0335

Fotos: Fernando Bizerra / BG Press

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2