Foi lançada a temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica FLL
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 12 Setembro 2016 15:17
Os alunos do Clube da Robótica do Distrito Federal participaram, neste sábado (03/09), do lançamento oficial da nova temporada do Torneio de Robótica First Lego League, FLL. O evento foi realizado no Sesi Gama e contou com atividades recreativas para todos os alunos. Os jovens aproveitaram para jogar futebol, tênis de mesa e curtir a piscina durante o dia.
A coordenadora da Robótica no Sesi-DF, Elisângela Machado, afirmou que eles aproveitaram o lançamento da nova temporada para fazer um momento de interação entre os alunos. "Estão aqui os integrantes das equipes de robótica do Sesi-DF. Eles têm a oportunidade de conhecer detalhes da nova temporada e curtir a estrutura de lazer da unidade", explicou.
O Clube de Robótica do DF é composto por 24 alunos, divididos em cinco equipes, sendo três do Gama, uma de Taguatinga e uma de Sobradinho. Desses integrantes, dez estudantes já possuem experiência nos torneios de robótica do ano passado. Wallesca Maysa, aluna do Sesi Gama, conta que a expectativa para a nova temporada está muito alta. “Nós tivemos intercâmbio com um aluno da Alemanha que nos ajudou muito na parte de programação do robô. Apesar de ainda estar no começo da temporada, acredito que nós vamos conseguir ótimos resultados com a Animal Alliens”, comenta empolgada.
A diretora da unidade Sesi Gama, Susana Assunção, reitera a opinião da aluna. “Nós sabíamos que um ponto falho nas equipes era a questão da programação, então, tivemos três semanas que nos possibilitou dar um grande avanço em programação e também pesquisa. O tema desse ano, “Animal Alliens”, é bastante diferente, não se tem muitos estudos científicos publicados, por isso, a equipe está bastante animada. Então, as expectativas são as melhores, para caminhar e chegarmos ao nacional”, relata a diretora.
Animal Alliens
A temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica FLL tem como tema "Animal Alliens". O objetivo é aumentar a interação do ser humano com o animal e avaliar os benefícios mútuos entre eles.
Segundo a coordenadora da robótica no DF, as regras dessa temporada são mais abrangentes. Dessa forma, a parte de pesquisa, por exemplo, pode incluir todo o reino animal, o que possibilitou aumentar a lista de análise. “Na mesa do robô, tudo vai ser voltado aos animais, entre eles: cão guia, animal sem patinha, vacas, morcego e jacaré albino. Da mesma forma, nas pesquisas que os alunos precisam desenvolver para a competição, eles terão que analisar algum tema do mundo animal”, explicou Elisângela.
Os alunos vão intensificar os treinamentos com os robôs para estarem prontos para competir no Torneio Regional de Robótica, que será realizado em novembro. O Sesi-DF terá representantes nas etapas de Goiânia (GO) e de Vitória (ES).
As melhores equipes nas competições regionais vão para o Nacional que será em Brasília (DF) em março do ano que vem, e poderão chegar às etapas internacionais do Torneio de Robótica.