Sesi Taguatinga realiza Semana de Orientação Profissional para alunos

A unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou, entre 05 e 09 de setembro, a Semana de Orientação Profissional, que visa despertar nos alunos uma reflexão quanto a escolha das futuras profissões. 

A semana foi voltada para os estudantes do 3º ano da Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep). Nesta modalidade, os jovens cursam o Ensino Médio no Sesi e complementam o aprendizado com os cursos técnicos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As atividades iniciaram na segunda-feira (05), com a oficina “A escola”, ministrada pela psicóloga da unidade Rita de Cássia Fonseca. No dia seguinte, os alunos participaram da aplicação de testes de habilidades, nos quais foram possíveis verificar afinidades com as áreas de atuação.

Já na quinta-feira (07), o Sesi recebeu o psicólogo Fauzi Mansur, que apresentou uma palestra sobre experiência profissional. Neste dia, a ação foi aberta também para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais turmas do Ebep, já que as escolhas profissionais começam nestas fases, quando eles devem optar pelos cursos técnicos que desejam cursar no Senai. Ao todo, 350 estudantes participaram da ação, que teve como foco auxiliar no processo decisório de formação profissional por meio da vasta experiência de Mansur.

Semana de orientacao profissional corpo materia CRI5115

Graduado em psicologia, o palestrante atua principalmente nas áreas de Orientação Vocacional e Profissional e de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. Durante a palestra, Mansur destacou a importância de se conscientizar sobre o processo de escolha para que, no futuro, não se perceba quanto tempo foi perdido em busca de respostas. “Muitas pessoas escolhem profissões de forma equivocada, considerando as opiniões alheias ou o cenário atual. O problema é que isso pode transformá-la em um profissional insatisfeito e, muitas vezes, são necessários muitos anos para retornar a aquilo que se tem vocação”, diz.

No último dia de programação, os estudantes participaram de um momento de integração com alunos egressos do Sesi, que falaram sobre os caminhos que escolheram após a formatura do Ensino Médio. A conversa teve como objetivo mostrar as diversas possibilidades que existem quando o jovem se forma na educação básica.

Segundo Rita de Cássia, as atividades desenvolvidas na Semana de Orientação são fundamentais para sanar diversas dúvidas dos alunos em relação as carreiras que poderão seguir. “Nós buscamos fazer com que os alunos identifiquem não apenas as habilidades próprias, como também as competências que podem ser desenvolvidas e as possíveis influências que eles venham a sofrer”.

Para a psicóloga, é normal que os estudantes não saiam das atividades convictos da carreira que querem seguir, mas, certamente, saem com o pensamento mais evoluido e com opções mas claras. “O nosso objetivo é trazer novas perspectivas e mostrar que existem possibilidades para esse novo passo que eles irão dar. Além disso, também buscamos desenvolver o autoconhecimento e, até mesmo, novas habilidades. Queremos que eles saiam das atividades se conhecendo e conhecendo os cursos que vierem a escolher”, afirma a Rita.

Após as atividades, a estudante do terceiro ano Bianca Rodrigues conseguiu identificar a profissão que deseja seguir: Medicina. Aos 17 anos, a jovem conta que já pensava na profissão, mas a semana de orientação foi fundamental para confirmar a escolha. “Muitas vezes a gente quer seguir uma área porque as pessoas dizem que é boa ou que tem bom retorno financeiro. Mas, nesta semana, nós entendemos que devemos escolher algo que realmente gostamos, nos identificamos e vamos ficar felizes fazendo. Eu já tinha ideia do que queria fazer e depois de todos os testes e palestras, tenho plena certeza do que quero”, finaliza a jovem.

Por Aline Porcina
Assessoria de comunicação do Sistema Fibra
Imagens: Cristiano Costa

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2