Sesi-DF utiliza a música como ferramenta transformadora

cade francisco na foto

O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Distrito Federal utiliza a música como poderoso instrumento no processo educacional e de transformação para os alunos. A música é tratada como linguagem universal que não difere idade, sexo, etnia ou classe social. Tendo isso, inclusive, como forma de inserção e igualdade, o Sesi estimula os alunos com aulas no contra turno, sendo parte da grade curricular da escola.

Na noite da última segunda-feira (12/09), cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga realizaram a primeira apresentação da Orquestra do Sesi-DF. Regidos pelo professor de música e mestre, Leonardo Gomes, o repertório do espetáculo contou com canções que variaram entre Mozart, Bob Marley, Queen, entre outros.

Os sorrisos discretos pouco escondiam o nervosismo e a ansiedade dos alunos, que acompanhavam, atenciosamente, cada comando regido pelo mestre. Com a Sala Yara Amaral lotada, os familiares disputavam espaço para registar o momento especial da apresentação dos jovens. Ao fim, os alunos foram aplaudidos de pé pelos presentes que, emocionados, exaltavam a participação dos “seus” em uma orquestra.

A aluna Heloísa Moreira (14) do 9º ano C, começou as aulas de música pela flauta, depois aprendeu a tocar violino e hoje o instrumento em que se especializa é o contrabaixo, este, preferido pela aluna por produzir sons mais graves e fortes. A aluna afirma que a música transformou sua vida, e que não se imagina mais sem os instrumentos. As notas musicais trazem tranquilidade a ela. "Eu tenho a música como minha amiga. No momento em que estamos sós, eu e o instrumento, eu reflito, esqueço dos problemas ou procuro uma solução para eles", completa a aluna. Ela ainda ressalta que as aulas de música a ajudaram a concentrar-se em outras disciplinas.

O professor de música se diz emocionado em perceber a transformação dos alunos por meio da música. “Com as aulas, nós ensinamos diversos valores. Eles aprendem a persistir no que querem. Aprender determinada nota não é fácil. Precisa de muita dedicação”. Leonardo fala também do respeito e a igualdade que a música proporciona para os alunos. “Eles respeitam se um colega não está no mesmo ritmo que os demais. Então, ajudam esse colega, até que todos estejam no mesmo nível, para que a turma avance junta”, completa o músico.

Além de todos os valores ensinados pela música, o professor destaca os elogios vindo dos pais e dos demais professores sobre o comportamento dos alunos. “Alguns pais relatam que os alunos começaram até arrumar o quarto, porque na aula de música eles precisam guardar os instrumentos quando terminam de usar, então estão fazendo isso em casa também”. Gomes relata que professores de outras disciplinas contam que depois do projeto de música, alguns alunos estão mais disciplinados e melhoraram a concentração na sala de aula.

A ação desenvolvida pelo Sesi Taguatinga consiste na formação inicial dos instrumentos da orquestra, oferecendo aulas de violino, violão, violoncelo, contrabaixo, guitarra, teclado, flauta doce e canto coral.  

Em breve, as unidades do Sesi-DF (Taguatinga, Gama e Sobradinho) abrirão as vagas para os Ensinos Fundamental e Médio. Matricule seu filho e torne-o um músico.

Outras informações nos números: Gama – 3484-9618/ Taguatinga – 3355-9500/ Sobradinho – 3487-8617

 

Por Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2