Concurso Jovem Escritor premia 100 melhores redações do DF

Concurso Jovem Escritor corpo materia CRI6067

A segunda edição da Semana de Comunicação Gráfica do Distrito Federal realizou mais um Concurso Jovem Escritor, com redações de milhares de estudantes da rede educacional do DF. A novidade desse ano é que os textos foram feitos durante o Simulado DF 2016, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As 100 redações que melhor atenderam o edital compõem o livro Jovem Escritor – Cultura e Mudança Social.

O concurso teve concorrência de 22 mil inscritos, entre alunos do Ensino Médio da rede pública, particular, escolas militares, rede socioeducativa e do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). O lançamento do livro foi realizado no dia 19/10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  O Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) e a Secretaria de Educação do DF ainda premiaram os oito melhores classificados no concurso com um vale compras na Livraria Cultura e um cheque de R$500.

“A leitura e a escrita são fundamentais para a formação do cidadão. Poder celebrar o segundo dia da Semana de Comunicação Gráfica do DF de 2016 com o lançamento desse livro é um orgulho indescritível”, comentou o presidente do Sindigraf-DF, Pedro Henrique Verano. Para o presidente, além do reconhecimento às excelentes redações produzidas, o concurso estimula o desenvolvimento de consciência crítica, cidadania, e preparo para avaliação do Enem.

Segundo o secretário de educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, a união do preparatório para o Enem, por meio do Simulado, mais o concurso é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem seus talentos. “Os 100 alunos que estão no livro são grandes vencedores, que vão começar a vida universitária no ano que vem, com uma obra publicada. Isso, sem dúvida, é um grande diferencial”, argumenta.

O tema das redações foi “Cultura e Mudança Social” e cada um dos inscritos pôde dar sua visão a respeito das transformações que a sociedade pode sofrer por meio das influências culturais. “O tema escolhido produz uma reflexão muito importante para os dias atuais, pois a cultura pode produzir uma sociedade mais justa! Temos aqui 100 jovens que se destacaram em um universo de 22 mil, por isso, hoje é um dia de festa, de celebrar o talento de vocês! Não há nada melhor que a leitura para aprimorar a escrita da gente!”, afirmou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O lançamento do livro contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, dos superintendentes do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), Cláudio Rodrigues, além do deputado distrital Professor Israel, e de representantes de faculdades e centros universitários de Brasília. Os oito alunos mais bem classificados no concurso foram: Aline Carvalho, do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte; Erika Veríssimo, da Escola de Educação de Jovens e Adultos de Brazlândia; Isabela Moreira Santos, do Centro de Ensino Médio Júlia Kubitscheck, no Núcleo Bandeirante; João Paulo Menezes, do Dínatos COC; Laura Beatriz dos Santos, do Colégio Leonardo da Vinci de Taguatinga; Maria Luíza Macedo, do Centro de Ensino Médio de Sobradinho; Sabrina Lopes, do Centro Educacional do Lago; e Vanessa Gabrielle Silva, do Centro de Ensino Médio de Ceilândia.

A escola destaque do Concurso foi o Centro de Ensino Médio Setor Leste que foi contemplada com o Curso de Formação de Jovens Empreendedores, uma parceria do Sebrae-DF e Sindigraf-DF. Todas as escolas participantes receberam o livro por meio da Secretaria de Educação.

Carreira e empreendedorismo

Além da premiação do Concurso Jovem Escritor, o segundo dia da Semana Gráfica do DF teve a palestra do jornalista, ator, músico e humorista Rafael Cortez, sobre carreira e empreendedorismo para estimular os jovens em suas vidas profissionais. Em seguida, o coach Fernando Duarte, sócio fundador do [hi]School, ministrou a palestra Jornada do Herói – Escolhas e Princípios.

O jornalista Rafael Cortez destacou, durante a palestra, que os jovens de hoje em dia precisam ser ousados e confiarem e si mesmo. “Empreendedorismo e motivação são muito relevantes para os adolescentes, ainda mais quando estão alicerçados a uma característica muito importante para qualquer jovem: ousadia e cara de pau. Uma das coisas que eles precisam fazer é fugir de estereótipos, porque se você pensar que o brasiliense não pode empreender porque tem que se tornar servidor público, você nunca vai sair do lugar”, destacou Cortez.

A programação da 2ª Semana Gráfica do DF ainda terá a entrega do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, uma das mais importantes premiações do setor gráfico do Distrito Federal, nesta quinta-feira (20/10). O anúncio dos vencedores do Prêmio será às 20h, no Salão de Eventos Lake View do Clube Asseb (Setor de Clube Sul – Trecho 2, Conjunto1, Lote 10). Na ocasião, também será lançado o livro Monumento 61, com fotos de Bento Viana, texto de TT Catalão e projeto gráfico da Boi Bumbá Estilo Criativo.

 
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2