Sesi-DF garante duas vagas na etapa nacional do Torneio de Robótica FLL
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 12 Dezembro 2016 16:44
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) participou, neste final de semana, de duas etapas do Torneio Regional de Robótica da First Lego League (FLL). Ambos foram realizados nos dias 9 e 10/12 no Sesi Canaã, Goiânia (GO) e o segundo em Natal (RN).
Com a criação de um aplicativo que reúne informações relevantes sobre a saúde e bem estar dos cães, a equipe Bisc8, da unidade integrada Sesi/Senai Sobradinho, garantiu vaga na etapa nacional do torneio, que será realizada em março de 2017, em Brasília.“Eu estou muito satisfeito com a conquista da equipe. Eles batalharam muito para chegar onde conseguiram hoje. Agora, é dobrar os esforços para se preparar para o nacional", conta o técnico da equipe, Jonas Dias.
Ainda em Goiânia, outras sete equipes também foram Campeãs e disputarão a fase nacional para tentar vaga agora, na etapa internacional do torneio. Além disso, três times foram eleitos Champions - eles se destacaram em todas as categorias avaliadas pelo torneio: Projeto de pesquisa, desafio do robô, design do robô e Core Values. Em primeiro lugar, ficou a Gametch Canaã, do Sesi Goiânia; em segundo, a equipe Gamers Vitae, do Sesi Catalão; e em terceiro lugar, a Roboots, também do Sesi de Goiânia. As 11 equipes formam a delegação do Centro-Oeste que disputarão a fase nacional do torneio.
Foram dois dias intensos de disputas em que o Sesi Canaã, em Goiânia, recebeu mais de 400 alunos, de 39 equipes, vindos do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Além das emocionantes e envolventes disputas das mesas, no qual os robôs programados pelos alunos realizaram as missões, o torneio de robótica prega o Core Values, que trata do espírito de equipe, respeito com os adversários, fazer amizades e trocar experiências.
Já na etapa regional do torneio realizada em Natal (RN), a equipe do Sesi Taguatinga, Albatroid, garantiu o segundo lugar dos Champions ao apresentar o projeto de pesquisa que visa o cuidado e controle das abelhas. O bom desempenho na mesa e o trabalho em equipe, garantiram a eles a vaga para o torneio nacional. "Agora, precisamos ajustar alguns itens para estarmos mais bem preparados para o torneio nacional, que exigirá ainda mais dos alunos", completa André Alcantara. A equipe de Taguatinga disputou com cerca de 250 competidores de 25 equipes, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Próxima disputa
A próxima etapa do Torneio Regional de Robótica será disputada em Blumenau (SC), nos dias 3 e 4 de março de 2017. A equipe Lego Field, do Sesi Gama, apresentará seu projeto de pesquisa que trata de uma plataforma que reúne voluntários que criam próteses para animais, de acordo com cada necessidade. Eles buscam também uma vaga para disputar o torneio nacional.
Robótica no Sesi-DF
O Sesi-DF oferece a todos os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses econtros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
As matrículas para o ano letivo 2017 no Sesi-DF estão abertas. Ao matricular o seu filho em uma das três escolas do Sesi no Distrito Federal, você pode optar por incluí-lo nas turmas de robótica, que são aplicadas no contraturno, no período da tarde.
Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.
Texto: Gabriela Soares
Foto: Moacir Evangelista e Cristiano Costa/SistemaFibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria