Sesi-DF forma alunos campeões na robótica

Uma das atividades previstas no cronograma escolar do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) é a robótica. Os professores utilizam desta disciplina como forma de agregar conhecimento aos alunos, de uma maneira lúdica e divertida, que auxilia o aprendizado de matérias como a matemática, a física e, ainda, amplia o raciocínio lógico dos alunos. Além disso, este trabalho tem rendido bons resultados ao Sesi-DF, ao formar verdadeiros campeões na robótica.

robotica campeos corpo site 2

 

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® Legue (FLL) – um dos mais conceituados do mundo - está em sua etapa regional da temporada 2016/17, fase classificatória para a competição nacional, que será realizada em março de 2017, em Brasília. O tema escolhido para este ano foi Animal Allies, que trata da relação dos homens com os animais.  O Sesi-DF entrou na disputa com seis equipes:  Ohana e Bisc8, do Sesi Sobradinho, Albatroid, do Sesi Taguatinga, e Lego of Olympus, Lego Field e Energybtos, do Sesi Gama. Com as disputas regionais ainda em andamento, os brasilienses já garantiram duas vagas para o torneio nacional, e vêm se destacando nas apresentações de ideias inovadoras.

Para participar da competição, os alunos tiveram que fazer um projeto de pesquisa, baseado no tema da temporada. Para tanto, eles embasam o trabalho em estudos, visitas e consultam profissionais envolvidos com o assunto. Este trabalho propicia o desenvolvimento de ideias inovadoras e incentiva o hábito de estudar e pesquisar entre os jovens.  

No torneio, além do projeto de pesquisa, as equipes são avaliadas em outras três categorias: design do robô, que trata da montagem do equipamento feito de lego; desafio da mesa, na qual os robôs terão que realizar tarefas autônomas, como, por exemplo, resgatar animais de áreas alagadas e transportar um tubarão em um aquário. As equipes também são avaliadas na categoria Core Values, que trata do entrosamento dos componentes e da competição amigável, em que a FLL mostra a importância do ganho mutuo, de ajudar e respeitar o próximo, de compartilhar as experiências, trabalhar em equipe, agir com profissionalismo e, sobretudo, se divertir muito durante toda a competição.

O DF nos torneiros regionais

A Energybots disputou o regional com 30 equipes de São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo. As provas aconteceram em Vitória (ES), nos dias 2 e 3 de dezembro. Eles foram premiados em duas categorias: Estratégia e Inovação e Melhor Técnico. A primeira diz respeita se a estratégia de trabalho do robô está bem definida e se o robô tem algo de inovador em relação aos outros competidores. Na segunda, o professor Roger Diego foi homenageado pelos alunos em uma avaliação, por meio de um cordel. O poema agradou aos jurados e garantiu à equipe a premiação.  Além disso, eles finalizaram o torneio como primeiro suplente, ainda podendo participar da etapa nacional em Brasília, caso ocorra desistência.

"As duas premiações foram frutos de muito trabalho dos alunos. A apresentação encantou a todos. Depois do torneio, uma juíza nos procurou e se emocionou bastante ao dizer que aquilo “sim”, era o espírito da FLL. Além disso, foram bastante elogiados pelo robô que construíram. Eles fugiram do tradicional e apresentaram um trabalho muito além do que foi pedido e esperado deles. A equipe surpreendeu a todos pela inovação", conta o instrutor da equipe, Roger Diego. O professor atribui o resultado satisfatório dos alunos a toda equipe que atua nos bastidores. “A diretoria escolar dá o apoio que precisamos. A coordenação da robótica do Sesi-DF faz o projeto deles se tornarem reais, e nós, técnicos e mentores, estamos sempre ao lado deles, auxiliando no que for preciso. Mas os alunos do Sesi são fantásticos, têm ideias que, por muitas vezes, nos surpreende”, completa.

robotica campeos corpo site

 

A segunda etapa da fase regional da competição aconteceu simultaneamente em Goiânia e em Natal (RN), nos dias 09 e 10 de dezembro. Na capital goiana, as equipes Ohana, Bisc8 e Lego of Olympus disputaram com cerca de 40 equipes do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. A Lego of Olympus foi premiada na categoria Solução Inovadora ao apresentar um biodigestor para eliminar as fezes dos bovinos e evitar a atração da mosca varejeira, que ocasiona doenças nos animais e humanos, levando-os à morte. Já equipe Bisc8 recebeu prêmio pelo Design Mecânico do robô, sendo classificada a representar a Capital Federal no torneio nacional.

Em Natal, a Albatroid entrou na briga com outras 25 equipes do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Eles garantiram o segundo lugar geral da competição, chamado de Champion, e, agora, disputarão o nacional.  

“Os alunos souberam se planejar e treinaram muito. Sem dúvidas, isto foi decisivo para o bom resultado que apresentaram. Nós fomos bem classificados no Festival de Robótica que aconteceu na Olimpíada do Conhecimento. Isto serviu de base para a gente melhorar alguns detalhes e garantir o segundo lugar geral na competição regional. Agora, o trabalho será redobrado para o Nacional", completa a técnica da equipe, Luciane Almeida. 

Por fim, a equipe Lego Field disputará a última fase do torneio regional, que será realizado nos dias 3 e 4 de março de 2017, em Blumenau (SC). A equipe desenvolveu uma plataforma que reúne voluntários para a criação de próteses para animais, de acordo com cada necessidade. A equipe busca uma das últimas vagas que dará chance de disputar o torneio nacional.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos do 6º ano ao Ensino Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

As matrículas para o ano letivo 2017 no Sesi-DF estão abertas. Ao matricular o seu filho em uma das três escolas do Sesi no Distrito Federal, você pode optar por incluí-lo nas turmas de robótica, que são aplicadas no contraturno, no período da tarde. Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.

Texto: Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa e Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2