Alunos do Sesi-DF procuram animais para doar próteses e órteses

 robotica cachorro corpo

Estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), da unidade do Gama, criaram uma plataforma que reúne voluntários para a criação de próteses para animais, de acordo com a limitação e necessidade dos pets. O site é o www.proteseanimal.com.br.

O projeto proposto pelos alunos foi denominado “The Walking Pets”. Trata-se de uma plataforma virtual em que os donos de animais com algum tipo de deficiência locomotora possam solicitar a fabricação de próteses e órteses de acordo com a limitação do seu animal.  O serviço de desenvolvimento das próteses é totalmente humanitário e gratuito, oferecido por pessoas que, por meio da plataforma, façam seus serviços de forma voluntária.

Ao postar na plataforma a deficiência ou dificuldade locomotora do pet, os voluntários fazem uma avaliação para depois ver a real necessidade do animal em ter uma prótese que facilite a locomoção dele. Após a análise, o diagnóstico ficaria disponível na plataforma, para que o voluntário possa avaliar que tipo de prótese o animal precisa e se ele tem condições para ajudá-lo.

As próteses são feitas pelos alunos em parceria com voluntários da Universidade de Brasília (UnB). Os estudantes criadores do projeto fazem parte da LegoField, uma das equipes de Robótica do Sesi Gama, e estão se preparando para um torneio regional de robótica, em março.

Confira o vídeo com mais informações do projeto:

 

 

 Torneio Regional

A última etapa do Torneio Regional de Robótica da FIRST® LEGO® League (FLL) será nos dias 3 e 4 de março, em Blumenau (SC). A disputa garante aos vencedores vaga para a etapa nacional da competição, que será realizada no mesmo mês, em Brasília. O evento reúne as melhores equipes de vários estados em uma competição acirrada em busca de oportunidade para a etapa internacional do torneio. 

A Equipe Lego Field, do Sesi Gama, estará na cidade catarinense representando o DF e vai apresentar o projeto que desenvolveu para o tema Animal Allies – a relação dos homens com os animais. Eles criaram uma plataforma que reúne voluntários para a criação de próteses para animais, de acordo com a limitação e necessidade dos pets.

Além do projeto de pesquisa, as equipes serão avaliadas quanto ao design do robô criado por eles; o desafio da mesa, em que os robôs devem realizar atividades de forma autônoma no tempo determinado; e o Core Values, categoria em que os alunos são avaliados quanto aos valores aprendidos na competição, como trabalho em equipe, respeito ao próximo, entre outros.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos do 6º ano ao Ensino Médio a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.

Texto: Aline Reis e Gabriela Soares
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2