Vira Vida dá início ao processo de inserção da 12ª turma
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 16:25
No último dia 20/04, foi realizada a primeira edição de 2017 do Café com a Rede, na unidade Sesi São João XXIII, no Gama (DF). Este é o primeiro passo para a formação da 12ª turma do Vira Vida no Distrito Federal. O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi e promove a restituição de direitos a adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. O Café com a Rede reúne os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que trabalham integrados ao Sesi na inserção de jovens no Vira Vida.
Para a próxima turma do Vira Vida, estão sendo disponibilizadas 100 matrículas. Esta 12ª turma terá duração de 16 meses, sendo quatro de aceleração educacional e os outros 12 para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os jovens vão se dedicar em período integral, das 8h30 às 17h30, com atividades nos quatro eixos do processo sociopsicopedagogico do programa: social, saúde, espiritual e pedagógico.
Os jovens que participam do programa são indicados pelos órgãos do SGD e precisam preencher alguns pré-requisitos, como: ter entre 15 e 21 anos, ser vítima de violência sexual, estar em situação de extrema vulnerabilidade social, vínculos familiares fragilizados e histórico de evasão escolar ou repetência. “O Vira Vida oferece um itinerário formativo com educação e qualificação profissional. Os órgãos do SGD precisam identificar esses jovens e preencher o relatório. No Vira Vida, nós não obrigamos ninguém a participar, nós encantamos. Esse jovem que vai sair de todo esse contexto de exclusão, precisa cumprir horário em período integral, por isso, é preciso analisar se ele está disposto”, afirmou a coordenadora do programa no DF, Cida Lima.
Os órgãos do SGD têm até o dia 3 de maio para enviar os formulários com indicação dos jovens para participar do processo de inserção. A partir de então, todos os indicados vão participar de dinâmicas, vivências e entrevistas para serem selecionados e inseridos na próxima turma. Cumpridas todas as etapas, as matrículas serão feitas entre 17 e 19 de maio. E o início da socialização será no dia 23/05, na unidade São João XXIII.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes de Conselhos Tutelares, Creas, CRAs, órgãos da saúde, além dos parceiros Senac e Senai. O Café com a Rede contou ainda com a presença do superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu; da administradora do Gama, Maria Antônia Magalhães; da administradora da unidade Sesi Gama, Susana Assunção; a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima; além de toda a equipe administrativa e pedagógica do programa.
Exemplo de superação
Para mostrar resultados reais do Vira Vida, uma egressa do programa aproveitou o Café com a Rede para dar um testemunho de vida. Ana (nome fictício) participou da turma 9 do Vira Vida, fez três cursos de qualificação, conseguiu uma vaga como menor aprendiz na Latam e, hoje, é funcionária da companhia aérea.
“O Vira Vida é um projeto que simboliza família, união e apoio. O programa virou a minha vida e eu espero que continue virando a de muitos adolescentes. Há dois anos, eu não tinha perspectiva nenhuma de vida só tinha o Ensino Fundamental. Agora, tenho Ensino Médio completo e vou fazer uma faculdade”, afirmou a jovem.