Educação Tecnológica do Sesi-DF é destaque no Campus Party Brasília
- Detalhes
- Última Atualização: Sábado, 17 Junho 2017 13:52
Em 2017, a rede de educação do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) implementou o conceito de educação 360º, que trabalha os alunos da instituição de forma integral, nas mais diversas vertentes como a social, a cultural, a profissional e, é claro, a educacional. Para o sucesso do novo projeto, inserir os alunos nos novos conceitos tecnológicos foi primordial. Foi com esta visão que o Sesi-DF levou à Campus Party, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dois de seus projetos: a robótica e a XD Education.
Ambos os recursos são utilizados nas salas da instituição para desenvolver o senso crítico dos alunos, principalmente no que diz respeito ao ensino de matérias como Matemática, Química, Física e Biologia. “O Sesi busca, em sua missão, a formação completa dos alunos. Não formamos eles apenas nas disciplinas, mas para se tornarem cidadãos melhores, aliando teoria e prática”, destaca a diretora do Sesi Gama, Susana Assunção.
Os temas apresentados aos visitantes da Arena Open, de acesso gratuito, fazem parte do cotidiano das escolas Sesi. De acordo com William Vitorino, eles estão intimamente ligados à proposta da Campus Party, que é o maior e mais importante evento do mundo envolvendo tecnologia, ciência, internet, inovação, criatividade e entretenimento digital. “Esses dois serviços enriquecem nossas aulas e oferecem aos estudantes uma melhor absorção do conhecimento. Quem passar pelo stand, vai poder degustar um pouco dessa nova realidade educacional”, comenta.
Os dois projetos estão sendo apresentados ao público por estudantes e professores do Sesi-DF. O XD Education consiste na utilização da realidade aumentada para dar dimensão ao universo microscópico e pouco palpável para os jovens, com recursos de elementos como os óculos tridimensionais (3D). Já na Escolinha de Robótica, o público pode aprender como funcionam as atividades educativas desenvolvidas com os alunos que montam e programam robôs feitos com Lego.
“Achei os projetos interessantes, pois otimizam a forma com que o conteúdo é repassado aos alunos. Essas ferramentas deixam o ensino interessante”, comentou o servidor público Daniel Borges, 39 anos. A professora Simone Sepurga levou o filho Vitor, de 7 anos, para conhecer o evento. O pequeno foi fisgado pelos robôs de Lego. “O Vitor gosta muito de Lego e ele se apaixonou pelos robôs. Acho muito legal ele já ir tendo contato com toda essa tecnologia, para conseguir desmitificar todos os traumas que as pessoas carregam do ensino das exatas”, comenta.
Em visita a Arena Open, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, passou pelo stand do Sesi-DF, onde conversou com os alunos e a população que estava conhecendo as ferramentas adotadas nas salas de aula. Na oportunidade, o governador parabenizou a instituição pelos alunos que vão competir no Torneio Europeu de Robótica na próxima semana. “Eu vi a matéria no jornal. Que os alunos tenham boa sorte e aproveitem a oportunidade”, disse.
Campus Party Brasília
Com o tema “Sinta o Futuro”, a primeira edição da Campus Party do DF deve atrair mais 4 mil “campuzeiros”, como são chamados os participantes do evento, que segue até domingo (18/6). Já a Arena Open deve atrair outras 50 mil pessoas até sábado (17/6). O espaço gratuito fica aberto até às 21h, nesta sexta, e das 10h às 18h no sábado. Ao todo, são mais de 250 horas de programação, entre oficinas, palestras de especialistas nacionais e internacionais sobre ciência, tecnologia, internet, empreendedorismo e arte multimídia, além de hackatons e workshops.
A proposta do evento é apresentar ao público novidades no ramo de tecnologia e inovação e incentivar o empreendedorismo entre os participantes. “Estão acontecendo iniciativas belíssimas e a campus vai ajudar o DF a ser um dos principais polos de tecnologia do Brasil. Nossa cidade respira inovação e tecnologia e pulsa empreendedorismo. Temos que formar as novas gerações que vão tomar conta da cidade, apostando no desenvolvimento e na essência que Brasília tem em inovação”, destaca o Secretário adjunto do Trabalho no DF, Tiago Jarjour.
Robótica no Sesi-DF
O Sesi-DF oferece a todos os alunos do 6º ano ao Ensino Médio a opção de fazer robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, crianças e adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora.
Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.