Dezenas de países são representados no Torneio Europeu de Robótica

torneio europeu robotica legofield abertura cerimonia

Foi dada a largada para o Aberto Europeu de Robótica da First Lego League (FLL) 2017, que começa hoje (21/06) e vai até dia 25/06, na cidade de Bath, no Reino Unido. A noite desta quarta-feira (horário britânico), tarde no Brasil, foi marcada pela Cerimônia de Abertura e o desfile das bandeiras com a presença das 93 equipes que vão participar do torneio. Entre elas, uma é representante do Distrito Federal: a LegoField é formada por sete alunos da escola Sesi Gama.

A cerimônia de abertura teve a presença de 37 países de todos os continentes do mundo: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Chipre, Coreia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Espanha, Eslovênia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Alemanha, Granada, Grécia, Índia, Inglaterra, Ilhas Tenerife, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, México, Países Baixos, Noruega, Paquistão, Peru, Romênia, Suécia, Suíça e Turquia.

Além da abertura, os alunos puderam entrar na arena de competição, treinar os robôs e acertar os últimos detalhes com os técnicos. As equipes tiveram, ainda, a oportunidade de integração entre todos os competidores por meio de atividades de recreação em brinquedos infláveis e, por fim, participaram de um momento cultural assistindo ao filme “Dream Big: engineering our world” – em tradução livre “Sonhe grande: construa nosso mundo”. Trata-se de um documentário de 42 minutos, do diretor Greg MacGillivray, que fala de mentes criativas que inventam o futuro da humanidade.

O documentário é uma excelente inspiração para os competidores do torneio internacional da FLL procurarem respostas para perguntas contemporâneas e futuras, além de mostrar que a engenharia não é apenas sobre matemática e ciência, mas também sobre engenhosidade.

Nos dias 22 e 23 de junho, serão realizadas as competições propriamente ditas: desafios com robôs, avaliações de Core Values e Design do Robô. A cerimônia de premiação será na tarde do dia 24/06.

O último dia oficial de competição, 25/6, será destinado a um “City Tour” por Bath, onde os competidores poderão conhecer mais das atrações turísticas da cidade, que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A equipe do Sesi Gama é formada por sete jovens: Ana Claudia Alves Negri (14), Catharina Farias de Lima (15), Gabriel Álex de Almeida Serejo (17), Isabelle Silva Rocha (11), Lucas Alves Sampaio (15), Matheus Queiroz de Assis (15) e Wallesca Maysa Pessoa Borges (16). A classificação para o mundial é resultado de muita dedicação dos alunos e professores do DF que desenvolveram uma pesquisa para produzir órteses para animais com algum tipo de deficiência. Eles são acompanhados no mundial pelos professores do Sesi Gama: Atos Reis e Elisangela Machado.

Texto: Aline Reis
Foto: Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2