Equipe do Sesi-DF fica em 2º lugar em campeonato mundial de robótica

legofield fll robotica torneio europeu 2

A equipe de robótica LegoField, do Sesi Gama, ficou em segundo lugar no Aberto Europeu de Robótica First Lego League (FLL), em Bath, no Reino Unido. A cerimônia de premiação foi realizada na manhã de hoje (horário local), noite de sábado - horário britânico, e consagrou os brasilienses entre os melhores alunos de robótica do mundo.

A equipe ganhou o troféu de segundo lugar na Champions Award, premiação dada às três equipes que melhor incorporam o espírito e a experiência da FLL. Ele é destinado aos competidores que adotam plenamente os valores fundamentais do torneio e, ao mesmo tempo, obtêm excelência e inovação em todos os quesitos analisados: Desafio do Robô, Projeto de Pesquisa e Core Values (analisa os valores fundamentais da competição). 

A equipe do Sesi Gama é formada por sete jovens: Ana Claudia Alves Negri (14), Catharina Farias de Lima (15), Gabriel Álex de Almeida Serejo (17), Isabelle Silva Rocha (11), Lucas Alves Sampaio (15), Matheus Queiroz de Assis (15) e Wallesca Maysa Pessoa Borges (16). Durante toda o projeto e na competição, eles foram acompanhados pelos professores da escola Atos Reis e Elisângela Machado.

legofield fll robotica bath torneio europeu trofeu

Esta foi a segunda experiência internacional da LegoField, demonstrando a força da robótica do Sesi-DF. “Gratidão é a minha palavra de hoje. Esse resultado coroa o trabalho desempenhado no Sesi Gama e entendemos que estamos no caminho certo. A robótica traz mudança de vida, mudança de patamar do ensino”, declarou a diretora da unidade Sesi Gama, Susana Assunção.

A premiação no Aberto Europeu de Robótica chega para fechar com chave de ouro meses de árduo trabalho dos jovens que compõem a LegoField. A etapa 2016/2017 no torneio FLL começou ano passado, com a fase interescolar que selecionou os alunos e montou as equipes que representariam o Sesi-DF na competição.

Depois, eles seguiram para o regional em Blumenau (SC), onde ficaram em primeiro lugar no Champions Award. O próximo desafio seria a etapa nacional do torneio, que foi realizada em Brasília (DF), no mês de maio desse ano. Ao final dessa etapa, eles conquistaram uma das 24 vagas para os torneios internacionais de robótica.

Todo este histórico de vitórias foi graças a um belo trabalho de pesquisa, muita dedicação aos robôs e uma grande integração entre os competidores. Os alunos desenvolveram uma pesquisa para produzir órteses para animais com algum tipo de deficiência. “Levar esse troféu para o Brasil era tudo o que queríamos”, comenta emocionado o técnico da LegoField, Atos Reis.

O projeto 

A equipe LegoField apresentou um projeto denominado “The Walking Pets”. Trata-se de uma plataforma virtual em que os donos de animais com algum tipo de deficiência locomotora pudessem solicitar a fabricação de órteses, de acordo com o tipo de limitação do animal. O serviço de desenvolvimento das órteses é totalmente humanitário e gratuito, oferecido por pessoas que, por meio da plataforma, fazem seus serviços de forma voluntária.

A equipe chegou até este projeto após um trabalho de observação em feiras de doação de animais. Eles perceberam que, apesar de existirem muitas tentativas para adotar bichos com algum tipo de deficiência física, não é de conhecimento público ações aplicadas em larga escala e de forma gratuita para o tratamento e cuidado desses animais especiais.

A equipe constatou que a deficiência mais encontrada entre eles era a paralisia de membros. Foi observado, também pelos alunos, que, nas feiras de adoção, apenas 10% do total de bichinhos escolhidos para ganharem novos lares eram pets com deficiência motora.

Durante os meses de projeto, os alunos construíram dezenas de órteses para cachorrinhos do Distrito Federal.

First Lego League

O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) tem o objetivo de despertar o interesse pelas ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Para isso, os alunos são inspirados e desafiados a pensar como cientistas e engenheiros. Os competidores, reunidos em equipes, buscam resolver problemas do mundo real. Além disso, planejam, projetam, constroem e programam robôs autônomos a partir da tecnologia Lego.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem de forma leve e lúdica, por meio de uma forma de ensino inovadora.

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones: (61) 3484-9617 para falar no Sesi Gama; (61) 3487-8613, no Sesi Sobradinho; e (61) 3355-9559, no Sesi Taguatinga.

Texto: Aline Reis
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2