Rede Sesi de educação tem semana pedagógica com muitas novidades

semana de atualizacao pedagogica SESI SistemaFibra

As três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) já estão preparadas para o início do segundo semestre do ano letivo de 2017, que será na próxima segunda-feira, dia 24/07. E esse retorno dos alunos terá ares de muita inovação para as próximas ações da Rede Sesi de Educação, que se apresenta na vanguarda das grandes mudanças do país e em acordo com a reforma do Ensino Médio, apresentada pelo Ministério da Educação.

A semana pedagógica, realizada durante a semana de 17 e 21 de julho, em cada uma das unidades em Taguatinga, Gama e Sobradinho, deu início ao processo de padronização de serviços educacionais da Rede, além de ser o início dos trabalhos para revisão da  proposta pedagógica, que será focada na articulação das tecnologias educacionais dentro dos componentes curriculares.  A explicação foi feita pela diretora de operações do Sesi-DF, Gricélia Melo e pelo superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu. “Nós mostramos para os professores, durante esse encontro, o que estamos desenhando para fazer acontecer as principais propostas para a educação do Sesi, que são evoluir no ensino aprendizagem e investir em um intenso programa de capacitação dos docentes”, exemplificou Melo.

Quanto à qualificação das equipes, segundo a diretora, a ampliação do programa de capacitação do corpo docente inclui, ainda, a avaliação das competências de cada profissional.  “Nós estamos fazendo uma reestruturação na área pedagógica da rede Sesi-DF, e dentro dessa estrutura, devemos apresentar uma nova proposta pedagógica para 2018, e queremos chegar lá com a equipe atualizada, motivada e com escolas modernas, que dispõem de recursos voltados para tecnologia e inovação”, explicou o superintendente Albano Esteves.

As escolas da Rede Sesi à frente por possuírem estrutura que permite a integralidade do ensino, conforme proposta do Ministério da Educação. Além da educação básica, que inclui os Ensinos Fundamental e Médio, o Sesi/DF possui atuação nas áreas de esporte, cultura e lazer. O objetivo é que essas competências sejam trabalhadas conjuntamente para que o aluno tenha formação completa e se torne um cidadão pronto para a vida.

“O objetivo é que a médio e curto prazo a gente consiga sentir diferença do trabalho de educação que o Sesi vai prestar para a sociedade, tanto para a comunidade quanto para o público industrial, para um conhecimento cada dia mais elevado, com alunos mais completos, mais preparados e com mais capacidade de entendimento”, afirmou Esteves.

Os alunos da rede Sesi de Educação fazem o Ensino Médio na modalidade articulado com a Educação Profissional, nas escolas do Senai. Dessa forma, eles concluem o Ensino Médio com dois diplomas: educação básica e ensino técnico, já preparados para o mercado de trabalho.

O novo Ensino Médio

O novo modelo do Ensino Médio, aprovado pelo Governo Federal, flexibiliza currículo escolar e oferece escola em tempo integral. A carga horária continuará sendo de 2.400 horas, sendo o limite máximo de 1.200 horas para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As demais 1.200 horas serão voltadas para o currículo flexível.

A BNCC vai nortear as aprendizagens e competências necessárias e o aluno poderá cursar os componentes curriculares definidos por esse documento. E na parte flexibilizada do currículo, o estudante que optar pelo aprofundamento e formação na área de ciências sociais e humanas, por exemplo, dedicará ainda mais tempo para os componentes curriculares como filosofia ou sociologia.

A proposta trata da oferta de formação média e de nível técnico/profissional que deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, de forma que os jovens continuem desenvolvendo as competências gerais e possam se dedicar a atividades de cunho mais prático e aplicado. O objetivo é que os jovens possam desenvolver competências específicas em áreas profissionais, capacitando-se para o trabalho qualificado, e continuem os estudos em nível superior, em cursos tecnológicos e superiores, em uma etapa seguinte.

 

Texto: Aline Reis (com informações do Ministério da Educação)

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2