Torneio Interescolar de Robótica tem vencedores das três unidades do Sesi
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 14 Agosto 2017 09:57
Setenta e cinco alunos, quinze equipes, quinze projetos para ajudar na busca por soluções que incentivem o uso racional da água no planeta e um único objetivo: ser selecionado para compor a Seleção de Robótica do Distrito Federal. O Torneio Interescolar de Robótica First Lego League (FLL) foi realizado neste sábado (5/8), no Sesi Taguatinga, e é a porta de entrada para as outras etapas da competição.
Durante o Torneio Interescolar, três equipes foram premiadas com o Champions Award – premiação dada àquelas que melhor incorporam o espírito da FLL e obtêm bons resultados em todos os quesitos avaliados. As equipes vencedoras foram: em primeiro lugar a Baymax do Sesi Gama, o segundo lugar foi para a Ubuntu do Sesi/Senai Sobradinho e, em terceiro lugar, a Techno Geek do Sesi Taguatinga.
Desse torneio, sairão cerca de 40 jovens para formar as seis equipes que vão representar o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) nos regionais. Os selecionados serão das unidades de Taguatinga, Gama e Sobradinho. “Os jovens que participaram do Torneio Interescolar de Robótica iniciam a temporada 2017/2018 muito empolgados e com um incentivo a mais que foi a conquista da LegoField na etapa internacional. Isso é inspiração para todos que querem entrar na robótica”, afirma o superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu.
Os juízes avaliam as equipes em quatro quesitos: Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Core Values e Desafio do Robô. A temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) tem como tema “Hydro Dynamics”. Os alunos serão estimulados a aprender tudo sobre a água – “como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos”.
Os alunos que vão compor a Seleção de Robótica do DF não necessariamente sairão das equipes vencedoras. “Os técnicos vão identificando, através dessa seletiva, do trabalho deles, da fala, do trabalho em equipe, identifica os alunos e seleciona os melhores baseado no desempenho de cada um”, explicou o coordenador de robótica do Sesi-DF, Atos Reis.
O Torneio de Robótica FLL tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens pelas ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Para isso, os alunos são inspirados e desafiados a pensar como cientistas e engenheiros. Os competidores, reunidos em equipes, buscam resolver problemas do mundo real. Além disso, planejam, projetam, constroem e programam robôs autônomos a partir da tecnologia Lego.
Hydro Dynamics
A temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League que terá como tema “Hydro Dynamics” será lançada oficialmente no dia 29 de agosto em todo o mundo. Jovens de 9 a 16 anos, de mais de 80 países, deverão pensar como cientistas para propor soluções para os problemas da crise hídrica.
O tema escolhido pela FLL coincide com a realização do Fórum Mundial das Águas, no Distrito Federal, que será de 18 a 23 de março de 2018. “Pela primeira vez na história uma cidade do continente americano vai sediar esse Fórum, que tem dimensão mundial. E nós, do Sistema Fibra, vamos participar ativamente desse evento”, anunciou o superintendente do Sesi-DF.
Por isso, as escolas da Rede Sesi de Educação no Distrito Federal já estão sendo sensibilizadas sobre a importância do Fórum e o que ele pode trazer de benefício para a cidade.
Robótica no Sesi-DF
O Sesi-DF oferece em todas as suas escolas aulas de Robótica no contraturno, ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias.
Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
Para outras informações, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra, pelo telefone: (61)4041-6565.