Alunos do Sesi-DF vivem dia de empreendedor em feira

 feira miniempresas jadf

Uma feira de empreendedorismo reuniu seteminiempresas de jovens estudantes no Conjunto Nacional, em Brasília (DF), na tarde deste sábado (19). Quem prestigiou o evento pode comprar produtos criados pelos próprios estudantes. Luminárias, marcadores de páginas, cadernos customizados, suportes de celular, porta-trecos, copos com canudo e pulseiras de linha foram alguns dos artigos apresentados pelos jovens.

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi representado por duas equipes, uma de Taguatinga e outra do Gama. O projeto que se chama Miniempresa reuniu cerca de 100alunos. Além dos estudantes das escolas Sesi, foram representados os colégios: Militar de Brasília, Ciman, Sigma Asas Sul e Norte e Instituto Federal de Brasília de São Sebastião. Além da feira de vendas, também foram realizadas palestras com executivos de grandes empresas, entre eles, Alexandre Guerra do Grupo Giraffas. Os produtos custaram entre R$ 2 a R$ 50.

A feira é um dos pontos mais importantes do programa Miniempresas da Junior Achievement do Distrito Federal (JADF). Desde abril, os alunos participam de cursos, ministrados pela JADF, em que aprendem sobre a criação de uma empresa, produção, recursos humanos, princípios financeiros, hierarquia e demais assunto correlacionados ao empreendedorismo. O projeto se encerra em setembro.

Cerca de 13 alunos do Sesi Gama formaram a equipe que apresentou uma luminária ecológica feita de cano PVC. O abajur era personalizado com desenhos e imagens cortados com retifica, pelos próprios alunos. Para o professor Kleber Carvalho, responsável pelo projeto, os alunos criaram gosto pela ideia. “Trabalhar a realidade de miniempresa com eles é algo que eles nunca tinham vivenciado, a parte financeira, produção, de encomendas, de estoque e isso tudo está abrindo muito com a cabeça deles e fazendo eles criarem gosto pelo empreendedorismo”, explicou Kleber.

A unidade de Taguatinga foi representada por uma equipe com 13 estudantes que desenvolveu e vendeu um marcador de livros personalizado. Além de marcar páginas, o objeto também auxilia na leitura já que também marca linhas. Feito com papéis cartão e contact e desenhado à mão, os produtos têm a missão de também “marcar vidas”, como diz o slogan da miniempresa.

Segundo o professor da unidade, Rafael Reis, participar dessa feira fará com que esses alunos finalizem o projeto de uma forma diferente.“Acho que o maior aprendizado que eles têm é o de trabalho em equipe. Eles entendem que o trabalho dela depende um do outro e o trabalho de todos faz as coisas acontecerem. Isso traz um senso de responsabilidade e faz com que eles se organizem e criem planos juntos”, explica o docente Rafael.

O objetivo é proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa que deve ter fundamentos e áreas bem definidas. O projeto é realizado pela Junior Achievement desde 2003.

Incentivo ao empreendedorismo

Um dos objetivos do Sesi é estimular o empreendedorismo dos jovens desde a Educação Básica para fortalecer o sistema industrial local. Com essa experiência das miniempresas, os participantes ganham uma vivência única e inovadora de aprendizado prático, aprendem a ter responsabilidades, a cumprir horários, ser empreendedores, trabalhar com metas e desafios. Além disso, adquirem técnicas de vendas, discutem ideias e ações, estratégias de marketing pessoal e nas redes sociais, elaboram relatórios, fazem reuniões e todas as experiências vivenciadas por empresários e empregados em empresas brasileiras.

Durante todos esses meses, os alunos aprenderam sobre economia, negócios, marketing e recursos humanos. Após a parte teórica, eles pensam em possíveis produtos inovadores, com utilidades práticas e sustentáveis, viáveis economicamente, escolhem os diretores e o presidente da empresa, a logo da empresa, o nome do produto e as metodologias de fabricação, a estratégia de venda, a capitação de recursos mediante a venda de ações e patrocínios, os valores dos salários e recolhem os impostos, que são doados para entidades carentes.

Os frutos começam a aparecer desde cedo. “Descobri o meu lado empreendedor com esse projeto. Percebi que posso, ao mesmo trabalhar e me divertir. Além disso, agora aprendi a valorizar o trabalho em equipe”, afirmou a estudante do Sesi Gama, Bruna Gabriela, de 14 anos.

Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente, está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal

Para saber mais das ações da Rede Sesi de Educação, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra, pelo telefone: (61)4041-6565.

Texto: Aline Reis

Foto: Raphael Carmona

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2