Entidades se unem para valorizar aposentados da construção civil
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 29 Agosto 2017 08:14
Depois de anos de trabalho árduo em canteiros de obra, os aposentados da área da construção civil passam a contar, a partir desta quinta-feira (24/8) com um espaço de convivência, que oferece atividades culturais, de lazer e de qualidade de vida. A sede será no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mercado Mobiliário de Brasília (STICMB), na 706/707 Norte, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
A iniciativa é resultado da união do STICMB, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF). O objetivo das entidades é promover momentos de vivência de atividades culturais, de lazer, qualidade de vida e sociais a esse público. Mais do que um espaço para os aposentados, a ideia é levar também a família desses trabalhadores para vivenciar tudo isso.
O Sesi-DF será responsável por todas as atividades culturais, de lazer e qualidade de vida oferecidas no espaço, disponibilizadas das 14h30 às 17h, às terças e quintas. A ideia é oferecer aulas de alongamento, música (canto e violão), entre outras. Trata-se de um trabalho assistencial de acolhimento do aposentado da construção civil e, consequentemente, da família.
A ideia é criar um ambiente gostoso e integrador para que os aposentados tenham referência de onde praticar atividade, bater um papo com o antigo colega, conquistar novas amizades e ter uma vida mais ativa. “A ideia de criar esse espaço é maravilhosa. Eu sou da área da construção civil e é com muita satisfação que conheço esse local que vai melhorar a qualidade de vida de tantos aposentados. O Seconci é uma entidade que complementa as atividades do Sesi e o faz muito bem”, disse Elson Ribeiro Póvoa, primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
O local recebeu o nome de Espaço de Convivência Edgard de Paula Viana, em homenagem ao ex-presidente e responsável pela fundação do Seconci-DF, que faleceu em dezembro de 2015. “Estamos realizando um sonho do nosso saudoso Edgar Viana. Este evento representa a verdadeira consciência social do empresário da construção civil. O Seconci-DF se enobrece ao estar em consonância com o artigo 1º da Constituição Federal na medida de dar dignidade à pessoa humana. Que os velhos guerreiros da construção civil sejam felizes nesse espaço que inauguramos”, afirmou o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa.
O anfitrião, presidente do STICMB,Raimundo Salvador, deixou o convite a todos os aposentados da construção civil: “Queremos vocês aqui conosco, com vários eventos, área de lazer e cultura. Queremos esse espaço cheio dos nossos aposentados para que possamos absorver a experiência de todos eles. Aos nossos trabalhadores e aposentados, eu digo que venham, tragam suas esposas, para que a gente consiga fazer esse espaço cada vez maior”.
Atividades
O espaço vai funcionar de segunda a sexta, no período da tarde, e tem a expectativa de receber cerca de 50 aposentados semanalmente. Ao chegar no local, o primeiro passo será passar pelo acolhimento do serviço social.
Neste momento, a assistente social vai conhecer mais sobre a vida do cidadão e poderá ser a porta de entrada para muitos encaminhamentos, sejam eles, da área média ou jurídica. Com esse primeiro contato, será possível, por exemplo, avaliar se o aposentado está com seus direitos garantidos segundo o Estatuto do Idoso.
Depois disso, ele poderá aproveitar o espaço de convivência livremente. No local, tem uma sala de convivência, com jogos de dominó, dama e espaço de informática; sala da assistência social; sala multiuso com Datashow e minibiblioteca; além da sala de avaliação física.
Para outras informações, entre em contato pelo telefone (61) 3349-2165.