Sesi Gama participa da Virada do Cerrado com pedalada ecológica
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 19 Junho 2018 16:20
A manhã desta sexta-feira (1º/9) foi marcada por uma aula diferente para 60 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Acompanhados de professores, eles saíram das salas de aula e foram de bicicleta para uma cachoeira a pouco mais de 5 quilômetros dali. Receberam lições práticas de biologia, geografia e educação física. A atividade faz parte das ações do programa Virada do Cerrado, realizado pelo governo local.
O destino – a cachoeira Trampolim – proporcionou aos alunos contato direto com a flora e a fauna do cerrado. “A paisagem é linda e é legal ter contato maior com o mundo externo, em vez de ficar só na sala de aula ou em casa mexendo no celular. Aprender o que a gente estuda na sala vendo de perto é uma experiência muito boa”, disse Bárbara Gonçalves, aluna do 9º ano.
Os professores Wesley Coutinho e Rafael Fonte Boa foram os responsáveis pelas aulas na cachoeira. “A ideia da ação é mostrar a importância da preservação das nascentes. Eles viram, por exemplo, que onde tem vegetação e mata preservada há maior quantidade de água”, explicou Coutinho.
Os alunos também fizeram a coleta de água e de solo espalhados pela mata e plantaram cinco árvores nativas próximo à cachoeira. Mateus dos Santos Silva é do 3º ano do Ensino Médio e gostou da experiência: “É uma nova forma de aprendizagem porque conhecemos o bioma cerrado e vimos vários tipos de solo e ainda aprendemos a importância de cuidar da natureza”.
Virada do Cerrado
Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do DF, a Virada do Cerrado tem o objetivo de trazer a Brasília consciência ambiental por meio de atividades recreativas e culturais e de discussões. Até domingo, 3 de setembro, o Distrito Federal recebe uma série de atividades ligadas à conscientização ambiental e à conservação do cerrado.
A programação contempla 25 regiões administrativas com ações socioambientais, esportivas e culturais. Com o tema Cuidando das Águas, a terceira edição da Virada do Cerrado tem como foco a criação de soluções e de boas práticas para superar o desafio da crise hídrica. O principal objetivo é unir a população e o governo local em torno do consumo consciente.