Sesi-DF reúne equipes de robótica que disputarão torneio nacional

robotica torneio equipes sesi sistemafibra

A manhã desta quarta-feira (14) foi especial para os 37 competidores, mentores e professores das quatro equipes classificadas para representar o Distrito Federal no Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL). Os integrantes da Albatroid, da Legofield, da Lego of Olympus e da MegaZord reuniram-se em um café da manhã no Sesi Gama. Eles embarcam nesta quinta-feira (15) para Curitiba, no Paraná, onde tentarão se classificar para etapas fora do país. A disputa nacional será de 16 a 18 de março.

O superintendente do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), Albano Esteves de Abreu, recebeu a delegação e transmitiu uma mensagem de apoio. “Quero que se lembrem de que nós estamos com vocês na alegria e na tristeza. Contem uns com os outros, mantenham o foco e divirtam-se”, disse. A diretora do Sesi Gama, Susana Assunção, e a diretora escolar do Sesi Taguatinga, Luci Costa, também participaram da confraternização.

O protagonismo do Sesi-DF nas competições de robótica foi destacado pelo superintendente. “Somos referência para outras escolas e isso nos orgulha. Aqui há crianças pensando em inovação”. Nas últimas duas temporadas a equipe Legofield conseguiu passar para as etapas internacionais. No ano passado a equipe terminou o Aberto Europeu de Robótica realizado em Bath, no Reino Unido, em segundo lugar na categoria Champion’s Award.

A disputa na capital paranaense marca a estreia de 11 competidores na etapa nacional, como Michel Borges, de 11 anos, da MegaZord, equipe do Sesi Gama. “Estou animado. As dicas que temos recebido ajudam a controlar a ansiedade”, afirmou. Após a confraternização, as equipes voltaram a atenção novamente para os preparativos. “Está quase tudo pronto. Vamos aproveitar o dia para fazer os últimos ensaios e treinar para as disputas na mesa de competição”, explicou Geovana Mendonça, de 15 anos, competidora da Albatroid, do Sesi Taguatinga.

As equipes trabalham desde agosto nos projetos. As mais bem colocadas poderão participar de disputas nos Estados Unidos, na Estônia ou na Hungria. “Está sendo uma temporada memorável para nós e estamos satisfeitos com o trabalho das equipes do DF”, orgulha-se o coordenador de Robótica do Sesi-DF, Atos Reis.

Conheça os projetos que vão representar o DF no Torneio Nacional de Robótica.

Torneio de Robótica FLL

O torneio é iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização estadunidense First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology, que significa “em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia”). Desde 2013, o Sesi é o operador oficial da disputa no Brasil. Os times têm até dez integrantes de 9 a 16 anos e um ou dois técnicos adultos. Além disso, contam com mentores, jovens que já competiram em disputas anteriores e trazem sua experiência para a equipe.

O tema da atual temporada é a água. As equipes trabalharam em soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado. Para chegar ao pódio, vão precisar se destacar nos quatro quesitos da competição: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values. As categorias têm o mesmo peso e são avaliadas por equipes diferentes de juízes.

Veja a galeria de imagem.

Texto: Marcus Fogaça
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2