Avaliações do Torneio Nacional de Robótica FLL já começaram

torneio nacional robotica legofield avaliacao

Robôs a postos, competidores uniformizados e pits montados. Começou o Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL), em Curitiba, no Paraná. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde desta sexta-feira (16), no Centro de Exposições Horácio Coimbra, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). As equipes do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) – Albatroid, Legofield, Lego of Olympus e MegaZord – disputam os prêmios nacionais e vagas em etapas fora do país. Apenas dez times brasileiros vão passar de fase.

A edição é a maior já realizada no Brasil. São 770 competidores – estudantes, mentores e técnicos – em 83 equipes de 20 estados e do Distrito Federal. “Estamos felizes com a proposta de deixar o torneio itinerante [de 2013 a 2017, as etapas nacionais foram em Brasília]. Vejo com entusiasmo tantos meninos e meninas empolgados com ciências, matemática e tecnologia”, disse o diretor de Operações do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Mól.

A abertura teve uma divertida apresentação do grupo Ciência em Show, que trouxe curiosidades e conceitos científicos aos competidores e fez experimentos com eletricidade e gelo-seco, por exemplo. Quem também passou pelo palco principal foi o influenciador digital Bruno Perin, que fez uma palestra sobre empreendedorismo e inovação.

Após a cerimônia, as equipes voltaram a atenção para as avaliações. “Agora é pra valer. São mais equipes e menos vagas na comparação com as edições anteriores, mas estamos otimistas”, diz o coordenador de Robótica do Sesi-DF, Atos Reis.

A Legofield (Sesi Gama) fez sua primeira apresentação do projeto de pesquisa. Experiente em competições da FLL, o estudante Matheus Queiroz, de 16 anos, já percebeu que o nível das equipes está alto e os projetos, bons. “Está tudo pronto. Fizemos o melhor”, afirma o competidor, em sua quinta participação no torneio nacional.

A disputa será retomada no sábado (17), a partir das 8h. Os times vão se revezar entre as apresentações dos projetos de pesquisa e do design dos robôs, as disputas da mesa e as avaliações dos core values (valores fundamentais). Ainda no sábado, haverá a tradicional Festa da Amizade, que promove a interação entre os competidores. O torneio se encerra no domingo (18), quando será anunciado o resultado.

A competição

É iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização estadunidense First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology, que significa “em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia”). O tema da atual temporada é a água. As equipes trabalharam em soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado.

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2