Orquestra do Sesi-DF canta clássicos da MPB

orquestra jovem do sesi

“Meu sonho sempre foi tocar violino e aqui no Sesi eu consegui realizar”. A pequena Júlia de Freitas, de 13 anos, acredita que o destino deu uma ajudinha para a realização do seu sonho, quando, em 2017, conseguiu uma vaga na escola do Sesi Taguatinga. Ela que sempre quis aprender a manejar o arco do violino, ficou realizada ao descobrir que teria a opção de estudar o instrumento no contraturno da nova escola. E, hoje, poucos meses depois, já compõe a Orquestra Jovem do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

orquestra jovem do ses iO grupo, formado por estudantes do contraturno do Sesi Taguatinga e por alunos da turma de formação orquestral aberta para comunidade, se apresentou na noite do dia 10 no Centro Cultural Sesi. O concerto Música Brasileira contou também com a participação do Coral Infanto-juvenil do Sesi e de três músicos convidados. Ao todo, quase 100 alunos encantaram o público com a tessitura das vozes e com os sons de violino, violoncelo, flauta, contrabaixo, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, bateria, guitarra e teclado.

A paixão pela música que Júlia declarou também é claramente demonstrada por Pedro Henrique Nunes, de 10 anos. Apesar da pouca idade, além de cantar no coral, também sabe tocar sanfona, bateria, flauta e teclado. O pequeno, que estuda no Sesi desde 2017, sonha alto com a carreira de musicista e revela que estar no palco do Centro Cultural Sesi traz uma mistura de emoções, mesmo não sendo a primeira apresentação. “Quando estou apresentando, sempre penso: Nossa, isso é muito bom. Meu sonho é ser famoso com a sanfona nos braços”, revela Pedro Henrique. 

O gosto pela música e a participação dos jovens na orquestra e no coral passam aos alunos alguns ensinamentos que vão além das notas musicais. Segundo o professor de música, maestro e regente da orquestra, Leonardo Gomes, “eles adquirem senso de responsabilidade e conseguem superar os obstáculos. Além de formar músicos, formamos cidadãos”.

orquestra jovem do sesi

O repertório do concerto Música Brasileira foi formado por sete faixas:

    • Medley – Gostava tanto de você / Primavera / Azul da cor do mar (Tim Maia)
    • Você não me ensinou a te esquecer (Caetano Veloso)
    • Você é linda (Caetano Veloso)
    • Sina (Djavan)
    • Esperando na janela (Gilberto Gil)
    • Por enquanto (Renato Russo)
    • Quase sem querer (Renato Russo)

O concerto foi produzido pelos professores do Sesi-DF Leonardo Gomes, Andrea D’Andria, Eliza Dias, José Laurindo, Murilo Rezende e Weslayne Rodrigues. 

Para aprender

Em Taguatinga, os alunos da escola do Sesi podem optar por aulas de música no contraturno escolar. As opções são contrabaixo, guitarra, flauta doce, musicalização, teclado, violão, violino, violoncelo, dança e canto coral. No Gama, há aulas de musicalização, que introduzem crianças e jovens no mundo das partituras.

O Centro Cultural Sesi oferta aulas de formação orquestral para o público externo. Nesse caso, as turmas são de violino, violoncelo e contrabaixo. As aulas são às segundas-feiras, das 18h10 às 20h50, para qualquer público a partir de 12 anos. São práticas instrumental, teórica e de orquestra.

Para outras informações sobre as qualificações do Sesi-DF na área musical, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra pelo telefone: (61) 4042.6565.

Veja mais fotos da Orquestra no link.

Texto: Aline Roriz
Foto: Victor Hugo Pessoa /Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2