Escolas do Sesi-DF disputam concurso de cidadania da CGU
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 25 Mai 2018 16:43
As três unidades do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) – Gama, Sobradinho e Taguatinga – concorrerão na 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). O concurso é direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na edição de 2017, o Sesi Gama foi premiado na categoria Escola Cidadã, com uma peça teatral que reuniu bons exemplos de cidadania difundidos na escola durante o ano.
Ser Honesto é Legal é o tema do concurso em 2018. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.
Na categoria do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos concorrem com desenhos. Nas categorias do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, a disputa é de redações. Existe ainda a categoria Escola Cidadã, na qual os colégios podem inscrever trabalhos de mobilização relacionados ao tema.
A escola Sesi Sobradinho vai disputar com uma redação de um aluno do Ensino Médio, selecionada após uma disputa interna; a unidade de Taguatinga vai enviar trabalhos de desenho e de redação; e o Gama vai concorrer nas três categorias. Em busca de manter o título de Escola Cidadã, a unidade está desenvolvendo alguns projetos e outros serão apresentados até agosto – data limite para completar a inscrição no concurso.
Uma das ações da escola do Gama para verificar a honestidade dos alunos foi colocar um freezer com picolés no pátio da unidade. Aquele que se interessar pela sobremesa deve pôr R$ 2 em uma caixinha, mas não há ninguém para cobrar ou vigiar. Segundo os coordenadores, é uma forma de inspirar a mudança pelo fim da corrupção. Essa ação começou no ano passado e, devido ao sucesso, teve continuidade em 2018.
Outra atividade são as eleições na unidade escolar. O projeto Diretas Já: Ser Honesto é Legal terá candidatos fictícios e propostas de trabalho divulgadas para ganhar os votos. O objetivo é mostrar que os alunos precisam avaliar os políticos e conhecer suas histórias antes de votar, para ter uma eleição mais justa e colocar no governo pessoas realmente honestas.
Além disso, o Sesi Gama vai confeccionar painéis e decorar o pátio da unidade com o tema do concurso e trabalhar com os alunos a questão da conscientização sobre honestidade. Os professores vão ainda sensibilizar os alunos por meio de filmes, reportagens e livros.
Na última edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU, em 2017, o tema foi Todo Dia é Dia de Cidadania, com a mobilização de cerca de 410 mil alunos e de 14 mil professores de 2 mil escolas do país.
O concurso
A inscrição é gratuita e deve ser realizada pela instituição de ensino, no sistema disponível no Portalzinho da Criança Cidadã. A ferramenta gera um código de inscrição, que deve ser salvo pela escola, para retomar e editar informações a qualquer momento. Dessa forma, o envio dos trabalhos pode ser feito gradualmente, conforme produção pelos estudantes. O limite para a entrega dos trabalhos é 31 de agosto.
Os colégios podem mobilizar todos os alunos para discutir o tema e produzir trabalhos, contudo devem selecionar apenas um trabalho de cada categoria entre aqueles produzidos para concorrer nesta edição.
O concurso vai premiar os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria e os respectivos professores orientadores com tablets e certificados de reconhecimento da CGU. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria Escola Cidadã.
O resultado será divulgado até 30 de novembro.
Texto: Aline RorizFoto: Cristiano Costa/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra