350 cidadãos recebem atendimento médico e dentário
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 25 Mai 2018 17:38
Foram cinco dias de consultas, exames e procedimentos gratuitos em oftalmologia e em odontologia, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Itapoã. A ação, parceria entre a administração regional e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), atendeu 350 pessoas que já tinham sido pré-cadastradas na Unidade Básica da Saúde da Família, no Centro de Referência de Assistência Social e no Centro de Atenção Psicossocial, que fizeram o levantamento e o agendamento de cada um.
O aposentado Renato Mendes Souza, de 54 anos, participou da ação ao lado da esposa, a dona de casa Maria Iraci Mendes, da mesma idade. Os dois saíram felizes após o atendimento odontológico, que incluiu limpeza e restauração. “É a segunda vez que sou atendido por um dentista do Sesi em uma ação como esta. Acho louvável a iniciativa porque a população daqui é carente e um serviço odontológico não custa menos que R$ 80, enquanto aqui saiu de graça”, comemorou o aposentado.
Os atendimentos odontológicos foram feitos por três dentistas do Sesi-DF e os oftalmológicos, por dois médicos do Instituto Visão. Eles receberam os pacientes em unidades móveis com toda a infraestrutura necessária para consultas e tratamentos básicos das duas especialidades.
De acordo com William Vitorino, funcionário do Sesi-DF, que coordenou a ação social, a pré-seleção feita pelo governo priorizou famílias mais carentes e com as necessidades específicas oferecidas na ação. “A triagem foi importante para ter um trabalho focado e com resultado, sem perder tempo com o diagnóstico. As pessoas já chegaram e foram atendidas”, explicou Vitorino.
A administradora do Itapoã, Cláudia Santana, destacou o impacto de uma ação como essa na região. “Eu acredito que, se todos tivessem a sensibilidade de realizar este tipo de atividade em prol da população carente, teríamos um Brasil melhor. Recebemos os serviços do Sesi de braços abertos, porque é muito difícil para a população daqui se locomover, pagar uma condução e uma consulta, então é uma iniciativa fantástica e merece aplausos”, diz Cláudia.
Maria Iraci voltou para casa sorrindo: “Ganhei um dente novo depois da restauração e ainda consegui revisar o grau dos meus óculos no oftalmologista. Estou muito feliz”.
Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra