Ação Global no Itapoã registra mais de 5 mil atendimentos

A educação como meio de transformar vidas foi o mote da 25ª edição da Ação Global, realizada neste sábado, 26 de maio, no Itapoã. Moradores da região administrativa e dos arredores participaram de oficinas rápidas, ganharam livros didáticos e de literatura, tiveram acesso a atividades culturais, receberam orientações na área de saúde e esclarecimentos diversos sobre os benefícios do trabalhador. Esses e outros muitos serviços ofertados gratuitamente no evento permitiram aos 2.315 beneficiados ampliar o conhecimento e mudar a percepção do amanhã. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) a Rede Globo Brasília e parceiros encerraram o dia com 5.321 atendimentos.

acao global sesi df 5 2018Foi o caso da vendedora Raquel da Silva, de 22 anos. Ela participou da oficina de elaboração de currículo e conta ter ficado surpreendida com o que aprendeu. “Foi muito além do que eu imaginava. Vi o quanto a formação acadêmica é importante na hora de se candidatar a uma vaga de emprego”, disse. E foi além: “Fiquei muito empolgada. Vou buscar cursos para me qualificar. Não vou parar aqui. Quem sabe, no futuro, até ter meu próprio negócio.”

Para a pedagoga do Sesi-DF Mariana Medeiro, a Ação Global deste ano serviu para sensibilizar a população sobre a importância da educação. No lounge do Departamento Nacional do Sesi, ela apresentou para o público temáticas como a preservação da água e do meio ambiente. “Ensinar é um processo contínuo e assuntos do dia a dia estão presentes nesse ciclo”, explicou. Durante as visitas, a pedagoga também orientou aqueles que não terminaram os estudos a darem sequência com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Acredito que todos tenham o desejo de crescer e evoluir, para isso é necessário usar as ferramentas: a escola, o livro e o caderno.”

Os serviços de saúde foram muito procurados pela população. Mais de 700 pessoas passaram por atendimentos como aferição de pressão, odontologia e oftalmologia. Os médicos, dentistas, oftalmologistas, educadores físicos, enfermeiros, entre outros profissionais da área, também orientaram a população, de crianças a adultos, sobre como cuidar melhor da saúde – informações essenciais para obter boa qualidade de vida e, claro, também transformá-la com o aprendizado recebido nos atendimentos.

A assistente administrativa Iris Amorim, de 32 anos, estava havia um bom tempo sem fazer tratamento dentário. Segundo ela, a rede particular cobra caro e a espera é longa no serviço público, dificultando a ida ao um dentista. “Aqui, o atendimento foi de graça e de fácil acesso. Estou muito feliz”, falou. Perto dali, havia um escovódromo. O ambiente contava com espelhos e kits de higiene bucal, onde crianças e adultos eram orientados pelos estudantes de odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) acerca da correta escovação dos dentes. Mais aprendizado, mais educação.

O objetivo da Ação Global é facilitar o acesso da comunidade a bens e a informações que contribuam para a promoção da cidadania e para o bem-estar social. Para o coordenador da Ação Global no DF, Willian Vitorino, o público é heterogêneo, por isso, é necessário atraí-lo com diversas atividades. “O público, que vai desde a criança ao idoso, teve a oportunidade de ter um dia diferente, de sair da rotina. Alguns com a programação de lazer e outros tiveram a oportunidade de resolver demandas da área da saúde, profissional ou pessoal.”acao global sesi df 2018

Serviços

Durante todo o dia, 23 instituições parceiras prestaram atendimentos de oftalmologia, de odontologia, de aferição de pressão arterial e de glicemia, de audiometria, de otorrinolaringologia, de corte de cabelo, de emissão de carteira de identidade, de orientação jurídica, nutricional e de saúde, de oficinas educativas, entre outras. O aprendizado, nesse caso, é de crescimento pessoal, para a própria vida.

O médico Gustavo Magalhães, da Otorrino DF, abraçou a causa e saiu do consultório para prestar serviços às pessoas que não têm condições de pagar por uma consulta . “É gratificante contribuir para uma ação que preza pelo bem-estar do cidadão. Como profissional da saúde, meu objetivo é ajudar o próximo”, contou sorridente.

A 25ª Ação Global Nacional foi realizada concomitantemente em todo o País. Em 26 localidades, o Sesi e a Rede Globo registraram mais de 565 mil atendimentos. Aproximadamente 18 mil voluntários, como Gustavo, participaram da iniciativa.

Veja mais imagens da 25ª Ação Global no link. 

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2