No Dia Nacional do Desafio, Sesi oferece aulões de atividades físicas
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 04 Junho 2018 14:14

A quarta-feira de 30 de maio marcou o primeiro Dia Nacional do Desafio. A data foi instituída pela Lei n° 13.645/2018 para incentivar empresas, órgãos públicos, escolas e outros estabelecimentos a propor atividades físicas e esportivas orientadas, por no mínimo 15 minutos, na última quarta-feira do mês de maio de cada ano.
Cumprindo sua missão de promover a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) ofereceu aulões gratuitos a 13 empresas locais, entre elas a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). As atividades duraram 20 minutos e foram conduzidas por profissionais de Educação Física que já prestam o serviço Sesi Ginástica nas Empresas.
Na Caesb, houve uma aula de dança com aproximadamente 50 empregados. No dia a dia, a empresa recebe sessões de ginástica laboral com exercícios de alongamento, mas a mudança de rotina agradou aos participantes. “Normalmente a atividade ocorre em cada setor. Hoje reunimos pessoas de diversas áreas e isso possibilitou a integração. Todos ficaram muito felizes e animados”, afirmou a técnica da Caesb em Segurança e Saúde do Trabalho, Cintia Augusto.
As atividades do Dia Nacional do Desafio também foram levadas para unidades do Sistema Fibra, que ampliaram as ações para alunos. O Sesi Gama ofereceu uma aula de relaxamento. Na unidade integrada Sesi/Senai Sobradinho, foram realizados durante todo o dia aulões de hidroginástica, de natação e na academia.
A data incentiva a prática correta de atividades, por meio do acompanhamento de profissionais que orientem os alunos e os auxiliem na execução dos exercícios, como explica a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi/Senai Sobradinho, Maísa Vieira: “A data é um grande avanço na área da saúde, principalmente em uma época em que o sedentarismo é cada vez mais frequente. É importante valorizar o profissional de Educação Física porque a falta de orientação pode trazer graves prejuízos”.
Uma das participantes mais animadas do aulão de hidroginástica era a aposentada Ivonilde Menezes. Aos 76 anos, ela esbanjava alegria enquanto realizava os exercícios propostos pelos três professores: “Eu frequento o Sesi desde 2013. Faço natação e hidroginástica e, durante esse tempo, só vi a minha qualidade de vida melhorar. O exercício é fundamental para a minha energia e deveria ser rotina na vida de todo mundo”, acredita.
Texto: Aline Porcina
Fotos: Cristiano Costa e Moacir Evangelista
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra