Lucas Foresti visita o Espaço Vira Vida no Distrito Federal
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 16:11
O piloto brasiliense da Stock Car Lucas Foresti aproveitou a pausa nas corridas para visitar, em 7 de junho, alguns dos 92 jovens da 12ª turma do projeto Vira Vida no Distrito Federal. Ele foi recebido na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) São João XXIII, no Gama, dedicada exclusivamente às atividades do programa.
O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica, educação profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos. O objetivo principal é a inclusão social e produtiva dos jovens atendidos (leia mais abaixo).
Os estudantes se prepararam para o encontro. Alguns pesquisaram a biografia do piloto – o primeiro brasiliense a vencer uma corrida na categoria, a principal do automobilismo nacional. Foi em 2014, em Curitiba (PR). “Quero ser motorista de caminhão. Já seguia o Lucas Foresti nas redes sociais, e hoje eu conheci ele”, comemorou Paulo*, de 17 anos.
Além de conhecer as instalações do Sesi São João XXIII, Foresti conheceu as atividades desenvolvidas, posou para fotos, conversou com os jovens e com a equipe do projeto e respondeu a perguntas em um bate-papo no pátio da unidade.
A visita do piloto ao Espaço Vira Vida no Distrito Federal foi viabilizada pela Women's Entrepreneurship Day Brazil (Wedo Brazil), organização não governamental parceira do Vira Vida no DF. “Breno Adaid, meu professor na faculdade, é conselheiro da Wedo Brazil e comentou comigo sobre o projeto. Fiquei interessado e ele fez a ponte”, contou Foresti. Ele se disse impressionado com a estrutura, com a seriedade do projeto e com as pessoas. “É um espaço onde eles podem recomeçar sem medo.”
A Wedo busca a equidade de gêneros e o incentivo ao protagonismo da mulher no mercado de trabalho empreendedor. A ONG tem sede nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em setembro passado. Tem como uma de suas metas apoiar projetos sociais, e o primeiro que adotou no País foi o Vira Vida, levando em conta o impacto social e o fato de mais de 60% dos jovens atendidos serem do sexo feminino.
A coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, falou da importância de os rapazes e moças terem a oportunidade de conversar com alguém com uma carreira bem-sucedida como Lucas Foresti. “Normalmente os meninos do Vira Vida não teriam acesso a atletas desse nível. Agora ele está aqui, conversando de igual para igual e mostrando que é possível sonhar e que eles têm a possibilidade de ser o que quiserem. A história do Lucas é de muita persistência e trabalho e isso motiva os nossos alunos”, afirmou.
Nova geração da Stock Car
Aos 26 anos, Lucas Foresti disputa a atual temporada da Stock Car pela equipe Cimed Racing, ao lado de Cacá Bueno, Felipe Fraga e Marcos Gomes, após duas temporadas pela escuderia Full Time Academy. Foresti começou a carreira em motocross ainda criança, mas foi proibido pelo pai de continuar após um acidente. Em 2006 ele trocou o motocross pelos karts. Tem passagem por campeonatos internacionais como a GP3 e a F Renault 3.5.
Vira Vida
O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, é desenvolvido desde 2009 e já formou 579 alunos de 15 a 21 anos em 11 turmas. Da 13ª, que está sendo formada, poderão participar jovens de 14 a 21 anos. A formatura da 12ª turma será em 24 de setembro.
Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em vários eixos: educacional, psicológico, pedagógico, de assistência social e administrativo. Com o apoio de parceiros, têm acesso à educação básica e a cursos técnicos e de qualificação, além da possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
*Nome fictício para preservar a identidade do jovem.
Veja mais imagens da visita no link.